Tacacá vendido na rua impressiona Jacquin em degustação: “Anestesia a boca”

Da Redação, com Minha Receita

Jacquin se impressiona com tacacá
Jacquin se impressiona com tacacá
Luccas Mattos/Band

Sabia que a mandioca foi eleita pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o alimento do século 21 por ser um ingrediente versátil e nutritivo? Sua importância é tanta que ela foi chamada pelo antropólogo Câmara Cascudo de Rainha do Brasil. O nome pegou. Não à toa, o 8º episódio do Minha Receita, exibido nesta quinta-feira, 3, foi todo dedicado para essa raiz. Erick Jacquin e sua equipe foram conhecer os melhores pratos feitos com mandioca pelo País afora.
 

Eles passaram pelo Pará, Amazonas e São Paulo em busca de pratos clássicos feitos com a mandioca. E, depois de uma degustação, o chef francês elegeu o tacacá de Belém, vendido na rua, como o mais saboroso. “É bom. Sabe o que é, gente? Anestesia a boca no jambu. Típico, tradicional e muito gostoso. Comida de rua, essa sopa maravilhosa. Preciso homenagear isso”, disse logo depois de provar.

O prato é feito pela cozinheira Neide Juliane Freitas e vendido no mesmo local há 55 anos, quando foi inaugurado pela sua avó.
 


Ele ainda comeu o pirarucu no coco servido com farinha de Uarini, feito pelo chef Procópio, no Amazonas. “Muito saboroso”, pontuou. E também provou o menu completo do restaurante da pernambucana Madu Melo, em São Paulo, que tem mandioca em todos os itens do cardápio. Para o chef francês, ela enviou entrada com quiabo e melaço de mandiocaba, moqueca de frutos do mar como prato principal e tapioca de coco para sobremesa. “É de muito bom gosto”, elogiou Jacquin.

Ainda assim, ele disse que foi o tacacá que ganhou seu coração. “É um prazer conhecer coisas diferentes de mandioca. Se eu falar que tudo isso aqui é o mesmo ingrediente, nunca vão entender", afirmou. Assista ao vídeo e veja a degustação completa.