A sugestão aqui, então, é pegar a mesma quantidade, tá? Umas duas cenouras, duas batatas e duas beterrabas, corta em pedaços uniformes grandes. O legal para essa salada ficar bonita é que esteja tudo com pele, não precisa descascar.
Lava muito bem e corta em pedaços grandes. Vai salpicar um pouquinho de azeite em cima e levar ao forno ou air fryer e vai cozinhar até ela ficar dourada e assada. Isso quer dizer que já vão estar cozidas, tá?
Lembrando que cada um desses três tem um tempo de locução diferente, então não é “bota tudo no forno e fica pronto junto”. Você vai testando a cenoura, é mais rápida, depois a batata e, por último, a beterraba. E aí quando sai do forno, espere esfriar.
Agora, você vai fazer um tempero que é o seguinte: umas três colheres de azeite, duas colheres de vinagre de vinho branco, uma colher de mostarda, de preferência, dijon, meia colher de açúcar — o açúcar combina muito aí, tá?
Pode parecer meio esquisito, mas funciona super bem e meia colher de chá de sal. Aí você mistura bem esse molhinho, envolve essas raízes que você assou nesse molho, deixa descansando um pouquinho. É legal até você fazer com antecedência pra eles pegarem bem o gosto e aí, quando estiver bem geladinho, serve com folhas.
Você vai rasgar as folhas na mão, misturar, colocar um pouquinho de avelã torrada, fica delicioso e eu botei aqui em casa semente de girassol. Eu amo semente de girassol e, quem gosta, vai muito bem um queijo cottage um queijo minas.
Combina super bem também nessa salada, mistura tudo, deixa ficar bem geladinho e serve nesses dias! Gente, vai ser uma delícia. E não se esqueça de deixar seu recadinho, mandar dúvida e pedir receitas por e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. Participe!