Dicas

Quanto tempo leva para cozinhar batata e como acertar no preparo? Chef responde

Saiba ainda se é necessário, ou não, descascar a batata para cozinhar e qual o melhor utensílio na hora do cozimento: panela de pressão, panela convencional, forno ou micro-ondas

Larissa Santos

Quanto tempo leva para cozinhar batata e como acertar no preparo? Chef responde
Quanto tempo leva para cozinhar batata e como acertar no preparo? Chef responde
Envato Elements

Ao acompanhar o modo de preparo de um prato, alguns passos nem sempre estão 100% descritos. “Cozinhe o macarrão”, “cozinhe o milho” e “cozinhe a batata” podem até parecer óbvios, mas não são, não! O chef Alan Datorre, professor no Instituto Gourmet de São Paulo, sanou as principais dúvidas na hora de cozinhar a batata, ingrediente indispensável em muitas receitas. Leia abaixo:

  1. Quanto tempo demora para cozinhar a batata?


Depende. O tempo de cozimento da batata não varia entre os tipos (inglesa, baroa ou doce), mas, sim, pelo tamanho. Quanto menor for a batata, ou o pedaço, mais rápido ela será cozida. O chef orienta a picar o tubérculo sempre em pedaços proporcionais, começando com um corte ao meio e, depois, fatiando os demais em tamanhos iguais, a fim de todos conseguirem alcançar o mesmo ponto na panela. 

  1. Precisa descascar a batata para cozinhar?


Nem sempre. Receitas em que a batata não precisa absorver tanta água, como o nhoque, por exemplo, é recomendado fazer o cozimento com casca e tirá-la somente depois. “Cozinhar com a casca é uma maneira de deixar a batata mais sequinha.”

  1. Qual a melhor maneira de cozinhar a batata? Na pressão, na panela convencional, no forno ou no micro-ondas?


A maneira que preferir. Segundo o chef, existem 5 maneiras de cozinhar o tubérculo. A mais saudável é a no vapor. Aqui, não é necessário pôr sal  e você pode conferir o ponto que deseja espetando-a com um garfo durante o processo.

Outras duas formas de cozimento são a panela de pressão e a panela convencional. Na pressão, assim que começar a chiar, apenas 5 minutos são suficientes para que a batata esteja bem cozida. Mas, atenção: isso pode variar, caso os pedaços dentro da panela estejam grandes demais. 

Tanto nas panelas de pressão, quanto nas convencionais é necessário que a batata fique totalmente coberta pela água e que estejam devidamente tampadas. Já nas panelas convencionais, o tempo de cozimento gira em torno de 25 minutos e 30 minutos. O ideal é que a casca seja retirada após o cozimento, com o tubérculo já frio. 

Para cozinhar as batatas no forno, o chef recomenda usar uma assadeira coberta com papel alumínio. “Deixe no forno a 200°C entre 1 hora e 1h30”, aconselha. Não é necessário adicionar nenhum ingrediente extra. 

Por fim, a última maneira de cozinhar é no micro-ondas. O chef recomenda o seguinte: pegue um papel toalha umedecido com água e envolva cada pedaço de batata; depois, coloque em um recipiente, ou prato, que possa ir ao micro-ondas. Ligue e deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, virando a cada 2 minutos. Não é necessário adicionar nenhum ingrediente extra, como azeite ou sal. “Esse modo de cozimento do micro-ondas é muito parecido com o do forno, a diferença é o tempo. No forno, o cozimento é de fora para dentro, enquanto no micro-ondas, de dentro para fora, deixando o preparo muito mais rápido.”