Hoje pode

Receitas com peixe: aprenda a preparar filé crocante e anchova com gorgonzola

A chef de cozinha Carole Crema ensina pratos acessíveis para todos os gostos; confira abaixo

Da Redação

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Peixe empanado: aprenda a receita da chef Carole Crema
Peixe empanado: aprenda a receita da chef Carole Crema
Envato Elements

Eu sei que está difícil, está apertado… A gente não tem grana para gastar, mas vamos fazer um peixe bem gostoso? Vou dar duas opções aqui: uma delas é o preparo de peixe branco, que funciona com Saint Peter, linguado, merluza… Filés baixos. É uma crosta de queijo parmesão com limão.

Compre farinha de rosca bem grossa – pode ser a panko, que é aquela farinha japonesa, fácil de encontrar no mercado. Use 300 g de farinha panko para seis filés, 300 g de queijo parmesão ralado, raspas de um limão siciliano e raspas de um limão tahiti. Misture os três ingredientes secos, coloque em um prato fundo e faça o empanamento. Bata um ovo com um pouco de leite, para fazer uma “cola”. Passe o peixe temperado com sal e pimenta no ovo batido e, em seguida, na farinha – deixe um excesso para ficar bem crocante. Leve ao forno a 220°C por 15 minutos. Pronto! Fica dourado, uma delícia!

Se você é da turma que gosta de um peixe mais forte, a anchova é uma delícia. Anchova com gorgonzola e nozes. Compre 400 g de anchova (filé), coloque em uma folha de papel alumínio, dentro de uma assadeira, tempere com um pouco de sal e gotinhas de limão. Quebre um pedaço de queijo gorgonzola (100 g) por cima, coloque as nozes picadas e feche o papel alumínio. Asse por 20 minutos. O peixe fica bem cozido. Tire do forno, abra e sinta aquele aroma bem gostoso. Pode servir com limão ou vinagre de vinho branco, combina muito bem. Fica maravilhoso!

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!