Dicas

Tambaqui, pintado, pacu e mais: conheça os tipos de peixes de água doce

Conheça os benefícios e ideias de preparos com peixes encontrados água doce - tema da primeira prova na estreia do MasterChef Brasil 2021

Da redação, com MasterChef

Tambaqui, pintado, pacu e mais: conheça os tipos de peixes de água doce
Tambaqui, pintado, pacu e mais: conheça os tipos de peixes de água doce
Carlos Reinis/Band

Consumir peixe é um hábito saudável que você precisa incluir no seu dia a dia. Rico em vitaminas, minerais e gorduras boas, é um alimento fundamental em uma dieta saudável e equilibrada. Além do alto valor nutricional, ele é delicioso, não é mesmo? O primeiro episódio do MasterChef Brasil 2021, que vai ao ar na próxima terça-feira (6), às 22h30, apresenta uma prova em que os participantes devem cozinhar com peixes de água doce.

O cantor Diogo Nogueira, que adora peixe, é o convidado especial da estreia. Cozinheiro amador de mão cheia, ele incentiva os competidores, que mostram várias possibilidades de preparos e pratos que podem ser feitos com os animais de água doce.


Os peixes de água doce possuem menos gordura (baixo teor de ômega 3) do que os peixes de água salgada, como o salmão e o atum. Eles também têm uma carne mais suave e que se desfaz com facilidade, o que favorece a digestão. 

Confira os tipos que são os queridinhos da gastronomia brasileira:

Tambaqui

Peixe de coloração acinzentada, quase preta, que lembra uma costela. Possui carne macia e pode ser feito empanado ou frito.

Pintado

Possui carne mais gordurosa. Geralmente, é preparado na brasa e servido inteiro com arroz.

Pacu

Um dos peixes de água doce mais versáteis. Pode ser feito assado, frito ou ensopado. Também possui carne gordurosa.

Tilápia

Esse peixe de sabor marcante também é conhecido como Saint Peter. Com poucas espinhas, vai muito bem acompanhado de um purê.


Dourado

Peixe para comer com atenção devido à alta quantidade de espinhas. É possível fazê-lo grelhado, frito ou na chapa. Na hora de escolher os acompanhamentos, prefira legumes como tomate e batata.

Lambari

Peixe pequeno que protagoniza petiscos deliciosos. Parecido com a manjubinha, é servido empanado ou frito.

Truta

Tem sabor suave e, geralmente, é consumido grelhado. O prato de truta na manteiga com alcaparras e amêndoas é um clássico dos restaurantes especializados.

Tucunaré

Peixe típico da Amazônia, pode ser feito assado e acompanhado de legumes ou protagonizar uma caldeirada. 

Traíra

Um peixe versátil que pode ser frito, assado, recheado… Também é opção certeira para as moquecas.