Pitadas de Gastronomia, com István Wessel

Segredos da boa cozinha nas mais variadas vertentes, sem deixar de lado a praticidade e valorizando um dos prazeres mais essenciais do ser humano: o de preparar pratos irresistíveis para dividir com as pessoas mais importantes da nossa convivência. Tudo isso na coluna do cozinheiro.

Pitadas de Gastronomia

Linguado à meunière é clássico francês fácil de fazer e muito saboroso

Receita é do colunista István Wessel

István Wessel, por rádio BandNews FM 06/04/2021 • 17:42 - Atualizado em 06/04/2021 • 17:46
Linguado à meunière é clássico francês fácil de fazer e muito saboroso
Linguado à meunière é clássico francês fácil de fazer e muito saboroso
Envato Elements


Esse prato é um daqueles clássicos da cozinha francesa que até nos restaurantes anda meio em desuso. Mas, é muito gostoso e muito simples de fazer: o linguado à meunière.

Para fazer, você vai precisar de 6 filés de linguado de uns 150 gramas cada. É bom sempre escolher filés de tamanho parecidos, que vão levar o mesmo tempo de preparo. Com essa quantidade, você vai conseguir servir bem 4 pessoas, porque o peixe é realmente muito leve.

Pegue esse filé e tempere com sal e pimenta-do-reino branca moída na hora, dos dois lados. Em seguida, empane esse peixe, dos dois lados, só com a farinha de trigo. Reserve. 

Enquanto isso, pique um punhado de salsinha e corte 1 limão siciliano em fatias finas, com casca e tudo. Reserve. 

Depois que o peixe ficou aguardado por alguns minutos, frite 3 filés por vez em uma frigideira com um pouco de manteiga e azeite. Frite por cerca de 3 minutos de cada lado.  Na sequência, coloque o peixe em um prato para descansar e polvilhe a salsinha em cima. 

Na mesma frigideira em que preparou os peixes, coloque mais um pouco de manteiga (cerca de 1 colher de sopa), deixe aquecer bem e quando começar a dourar, coloque as fatias de limão siciliano. Deixe dourar dos dois lados. 

Sirva, então, esses filés de peixe com uma ou duas fatias de limão siciliano por cima. Se quiser, derrame um pouco dessa manteiga da frigideira no prato. Olha, fica muito gostoso, um prato superleve, mas saboroso!

OUÇA AS COLUNAS DO ISTVÁN WESSEL NA BANDNEWS FM.

  • istvan-wessel