Hoje pode

Prato com bacalhau suculento e farofa de azeitona brilha no almoço de Páscoa

Aqui, o protagonismo é todo da azeitona verde e do vinho branco, que elevam o sabor da receita e dão aquela encorpada na textura

Carole Crema com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Aprenda receita de bacalhau suculento
Aprenda receita de bacalhau suculento
Envato Elements

Que tal fazer um bacalhau bem diferente com uma farofa de azeitona muito gostosa? É o prato perfeito para o almoço de Páscoa! Vamos lá:

Pegue o bacalhau demolhado e coloque em um refratário com bastante alho. Eu sugiro que, para cada posta de bacalhau, você coloque três dentes de alho. Então, se forem quatro pessoas, 12 dentes de alho. 

Acrescente duas folhinhas de louro, sal, pimenta-do-reino, azeite e vinho branco — se você tiver vinho do porto branco, fica melhor ainda. Adicione meia dúzia de tomate seco picado, misture tudo e leve ao forno preaquecido por mais ou menos 40 minutos, em forno baixo.

O forno pode estar em 150°C ou 160°C, mas o tudo deve estar bem coberto com papel alumínio, tá? Nisso, já teremos a nossa base maravilhosa de bacalhau assado e mega perfumado. Agora, vamos para o acompanhamento!

Para a farofa, você precisa de pão italiano seco (de um dia para o outro) — se não tiver um bom pão amanhecido, coloque no forno para ele dar uma secada, mas não precisa torrar. Em seguida, no processador, você vai bater tudo com bastante azeitona verde.

Sabe o que vai bem também? Um pouquinho de coentro, combina super, então pode colocar junto, se quiser. Joga essa farofa em cima do bacalhau já assado e leva para o forno, só para dar aquela última tostada no pão como toque final. 

Fica muito gostoso! Eu adoro azeitona e a verde fica ainda mais gostosa no bacalhau. Como outro acompanhamento, eu serviria a batata bolinha assada no forno, junto com o caldinho do cozimento do bacalhau, que vai molhar essas batatinhas. Me dá até água na boca…

Quem é que vai me convidar para esse almoço de Páscoa bem gostoso, hein? E não esqueça de me mandar recadinhos, pedir receitas ou dicas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais no @carolecrema.