Dicas

Bacalhau na nata simples: faça receita "abrasileirada" de Rodrigo Oliveira

Chef de cozinha ensina sua versão da receita portuguesa, que é opção deliciosa para as refeições especiais da Semana Santa; aprenda abaixo

Da Redação, com Melhor da Noite

Rodrigo Oliveira ensina receita de bacalhau para a Semana Santa
Rodrigo Oliveira ensina receita de bacalhau para a Semana Santa
Reprodução/Instagram

Comer bacalhau é tradição dos brasileiros na Semana Santa. As receitas com inspiração portuguesa sempre se destacam nas refeições da Sexta-feira Santa e da Páscoa – e todo mundo aprova! –, mas que tal inovar e “abrasileirar” um dos pratos mais clássicos da época?

É o que o chef de cozinha Rodrigo Oliveira, dos restaurantes Mocotó e Balaio, ambos em São Paulo (SP), propõe no Melhor da Noite desta quarta-feira (27). No programa, ele ensina a fazer bacalhau na nata com ingredientes que são a cara do Brasil, como tucupi, manteiga de garrafa, leite de coco e pimenta-de-cheiro. 

A sobremesa fica por conta da confeiteira Mariana Campos, do restaurante Balaio, que ensina o preparo de uma receita que leva bastante chocolate: suspiro maltado, chocolate caramelado, mousse de chocolate intenso 70% e malte em pó. Uau!

Confira o passo a passo da receita com bacalhau abaixo:

Bacalhau na nata do chef Rodrigo Oliveira

Ingredientes

450 g de bacalhau dessalgado cozido
225 g de repolho verde cortado em cubos grandes
90 g de cebola branca 
60 g de alho-poró 
15 g de alho 
3 g de pimenta dedo-de-moça
12 g de pimenta-de-cheiro 
15 g de azeite de oliva 
300 g de caldo de peixe 
150 g de tucupi 
240 g de creme de leite fresco 
120 g de leite de coco 
240 g de massa filo
20 g de manteiga de garrafa

Modo de preparo

Refogue o alho, a cebola, parte do alho-poró e as pimentas no azeite. Assim que começar a dourar, acrescente o repolho e misture até que fique “suado”. Em seguida, acrescente o caldo de peixe e o tucupi. Deixe reduzir. Coloque o leite de coco e o creme de leite. Deixe reduzir. Em seguida, acrescente o bacalhau e deixe ferver novamente. Desligue o fogo e coloque todo o preparo em um refratário. Leve para a geladeira para resfriar. Abra a massa filo e passe a manteiga de garrafa. Cubra o refratário com a massa filo, fazendo o movimento de ondas para que tenha volume. Com a montagem pronta, leve ao forno preaquecido a 200°C por seis minutos ou até dourar.