Falando de festa junina essa semana, você sabia que você pode fazer a sua própria paçoca em casa? A gente só tá acostumada a comprar porque acho que muita gente nunca pensou que você pode fazer a sua e fica uma delícia, maravilhosa.
É o seguinte, pra ½ kg de amendoim, e tem que estar torrado e sem pele, tá? Não adianta usar o amendoim com pele que fica feio e também não pode estar cru porque não dá um gosto bom. Então, você vai pegar esse ½ kg de amendoim, sem pele torrado, duas xícaras de açúcar e ½ xícara de farinha de mandioca torrada.
Eu ponho também uma colherinha de chá de sal. Eu acho que o sal na paçoca faz toda toda a diferença! O nome paçoca na verdade vem de amassar com o pilão, mas a gente não faz mais isso, né? Porque hoje a gente tem eletrodomésticos que facilitam a nossa vida, então você vai colocar tudo num processador, pode ser liquidificador, mas o processador é melhor porque ele tem um copo mais largo e vai te dar menos trabalho, tá?
Então, você processa todos os ingredientes juntos ou separadamente, processa bem o amendoim (se você não tiver processador, passa num rolo, dá umas porradas e amassa bem) e aí mistura o açúcar, o sal e a farinha de mandioca. A farinha de mandioca é fundamental pra dar uma ligazinha e dar uma textura diferente. Ai é muito bom.
E aí você vai numa loja de coisas pra confeitaria e compra os aros pra fazer moldadinho ou, gente, vai numa loja de construção, compra tubo de PVC e pede pra cortar em pedacinhos de quatro, cinco centímetros. Aí, você lava bem, higieniza, coloca aí a paçoquinha que você fez, aperta bem e aí ela solta e fica a paçoquinha na forma de rolha. É muito bom!
E não se esqueça que você pode sempre mandar um e-mail pra mim através do hojepode@bandnewsfm.com.br pra me pedir receitas, dicas, fazer comentários; nas redes sociais, @carolecrema.