Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.
Você conhece o arroz chaufa? É um prato peruano que tenho feito aqui em casa. É bem legal e fácil de fazer!
Primeiro, pegue arroz cozido, que pode ser do dia anterior ou feito na hora. Então, use, mais ou menos, duas xícaras de arroz. Reserve. Faça um refogado com frango: use um pimentão, uma pimenta dedo-de-moça, alho, gengibre e um pedacinho só de cebola. Refogue esses temperos com um pouquinho de óleo. Em seguida, coloque ½ kg de peito de frango cortado em cubos. Deixe o frango fritar bem com esses legumes bem gostosos.
Quando o frango estiver pronto, tire da panela e reserve. Fiz o preparo em uma wok, que é uma panela oriental. Depois, coloque o arroz cozido nessa panela. Adicione cebolinha verde, uma colher de sopa de molho de ostra, duas ou três colheres de shoyu, uma colher de óleo de gergelim torrado, sal e pimenta-do-reino. Deixe o arroz fritar.
Depois que o arroz fritar, junte o milho – eu uso o milho congelado – e retorne o frango para a panela. Pronto! Mexa bem e finalize com o gergelim ou amendoim. Fica um arroz incrementado, nota 10!
Ao invés de frango, você pode usar carne pode usar camarão, ovo… Fica ótimo! É uma maneira de “ressignificar” as sobras da geladeira. É um arroz chique!
Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!