Dicas

Arroz não é tudo igual: saiba como escolher o tipo certo com as dicas dos chefs

Branco, parboilizado, integral.... São cinco tipos e muitas versões do grão que faz parte da mesa brasileira; aprenda qual escolher para um arroz soltinho (ou mais cremoso!)

Da Redação

O clássico da culinária brasileira – e par perfeito do feijão! – pode ser encontrado em algumas versões: branco, vermelho, cateto, arbóreo, selvagem, polido, parboilizado, integral… São muitos tipos e uma grande dúvida: afinal, qual escolher?

A resposta é que tudo depende do seu objetivo. Você quer um arroz soltinho? Mais nutritivo? Cremoso? Para cada finalidade, há um grão ideal que se ajusta a sua receita e nós te ensinamos a escolher no mercado. Leia abaixo:

Qual arroz levar para casa?

Na prateleira do mercado, já se percebe a grande variedade de arrozes, mas nem todo mundo sabe a diferença entre eles. Começando pelo básico: parboilizado é tudo aquilo que sofreu um pré-cozimento, mediante imersão em água quente.

O que pode gerar uma desconfiança, nada mais é do que uma boa técnica para o dia a dia — como o arroz parboilizado é aquecido na presença de água, muitos dos nutrientes do farelo migram para o interior do grão e se fixam ali!

Falando em nutrição, o arroz integral, é o mais rico do ponto de vista nutritivo, pois passa apenas pelo processo de descascamento e mantém 90% do farelo. O integral parboilizado, então, é uma excelente opção, já que mantém suas vitaminas, minerais e fibras.

Já o arroz branco polido tem grande quantidade de amido, mas poucos nutrientes, proteínas e minerais. Isso porque esses elementos se perdem no processo de moagem para obter o produto. Entendeu?

Agora, se você quer fazer uma grande quantidade de arroz e não pode gastar muito, a dica do Edu Guedes é usar uma mistura de dois tipos: "Em uma panela, coloque 80% do agulhinha e 20% do parboilizado para ficar soltinho".

Tipo 1, 2, 3, 4 e 5

Já percebeu que existe uma classificação embaixo do nome do arroz? Essa identificação diz respeito ao limite máximo de tolerância de defeitos dos grãos na embalagem do produto — quanto maior o número, mais grãos quebrados e com alteração de cor dentro do pacote.

Isso significa que ele tem um gosto ruim? Não, mas tem uma textura e aparência diferente. O tipo 1, que é o mais conhecido, fica soltinho e bem branquinho depois do cozimento, enquanto o 5 é mais "empapado". Dá uma olhada na tabela de classificação:

  • Tipo 1: 7,5% de grãos quebrados
  • Tipo 2: 15% de grãos quebrados
  • Tipo 3: 25% de grãos quebrados
  • Tipo 4: 35% de grãos quebrados
  • Tipo 5: 45% de grãos quebrados

Como fazer arroz soltinho?

Para o culinarista Flávio Fukuda, o segredo para o arroz soltinho é usar limão na cocção — isso mesmo que você leu! Segundo o chef, algumas gotinhas de um ingrediente cítrico, como vinagre ou a fruta citada acima, são o suficiente. Faça o teste em casa!