Frutas secas e desidratadas, como ameixa e damasco, ou frutas cristalizadas, as pessoas, geralmente, detestam, mas eu adoro! A uva-passa, por exemplo, é muito legal para dar sabor e textura no lugar do açúcar em algumas preparações.
Quem tem restrição, ou não gosta de comer o açúcar refinado, também pode usar as tâmaras para adoçar algumas preparações, porque elas têm bastante açúcar. Então, são produtos que a gente deve sempre usar. E não só no doce, mas no salgado também – no arroz, olha, falem o que quiser e podem me apedrejar, mas um arroz com uva-passa é tudo de bom.
E tenho aqui algumas dicas para essas frutas secas, ou desidratadas, ficarem ou desempenharem um papel ainda mais legal nas preparações de vocês. Anotem:
Reidratar
Entenda que a uva-passa, um dia, já foi uma uva gostosa, carnuda, recém-tirada da paineira. Para a massa ficar mais macia, mais suculenta, você deve deixar a uva de molho em água, ou algum outro líquido, por 1 hora, 1h30, até ela inchar e reidratar. Em uma farofa, por exemplo, por que, muitas vezes, fica ruim? Porque a textura da uva-passa seca destoa do restante. Mas, se você deixar a uva de molho, ela vai ficar muito mais suculenta e com sabor ainda melhor.
Marinar
Além da água, você pode marinar, ou reidratar, essas frutas secas em algum líquido já com sabor. Por exemplo, eu adoro fazer cassata, que é um sorvete italiano. Aí, eu coloco as frutas secas, após deixá-las de molho em um pouco de água com licor de laranja. Fica incrível, porque elas absorvem o licor. Já passas hidratadas com rum e água morna ficam deliciosas em preparações com chocolate amargo, por exemplo.
Então, não é que as passas são ruins, é a gente que não sabe usar direito. Olhe com carinho para essas frutas, pois são deliciosas.
E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais: @carolecrema, participe!