De onde surgiu a ideia das frutas secas no Natal?

Da Redação, com Minha Receita

Você é do time que ama ou odeias frutas secas no Natal?
Você é do time que ama ou odeias frutas secas no Natal?
Unsplash/Reprodução

Todo fim do ano a polêmica sobre frutas secas e cristalizadas vem à tona, principalmente a uva-passa no Natal. Algumas pessoas amam, mas outras não aceitam tão bem assim o sabor, ainda mais se estiver no meio do salpicão ou arroz. Acredite, existe uma explicação cultural para que o assunto cause tanta discussão aqui no Brasil, assim como explica o Minha Receita.

As frutas desidratadas possuem grande concentração de nutrientes e surgiram como método de conservação na Antiguidade, em especial na região do atual Oriente Médio e na África. Com o tempo, ganharam popularidade na Europa. No Brasil, porém, como é um País tropical, sempre foi mais fácil o consumo de frutas frescas.

“Não é do nosso dia a dia esse consumo de frutas secas. Estamos mais acostumados a comer essas frutas in natura porque somos um país tropical. Então a aceitabilidade não é tão grande na cultura alimentar brasileira”, explica a diretora acadêmica da Le Cordon Bleu, Maria Queiroz. 

É verdade que cada casa tem sua tradição no Natal, mas os brasileiros herdaram um pouquinho de cada cultura na hora de montar a ceia. Além das frutas secas, a receita de pão dormido, chamada de rabanada, veio dos portugueses e até hoje faz sucesso por aqui. Assim como o panetone, dos italianos. Assista ao vídeo para saber mais.