Hoje pode, com Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Hoje pode

Como fazer arroz de forno prático para o dia a dia? Carole Crema ensina

Receita é opção prática e saborosa para aproveitar o arroz que sobrou no dia anterior

Carole Crema, com rádio BandNews FM 20/09/2021 • 16:46 - Atualizado em 20/09/2021 • 17:03
Aprenda a fazer arroz de forno
Aprenda a fazer arroz de forno
Envato Elements

Estava esses dias falando de comidinha de forno, né? Aquelas coisas que a gente tem que cozinhar todo dia. A cozinha do dia a dia é até mais trabalhosa, apesar de simples, e demanda bastante tempo. A gente tem que pensar para não repetir. Eu adoro, mas eu acho que é uma cozinha que, de fato, às vezes a gente trava. Não sei vocês em casa, mas às vezes eu olho e falo: “Meu Deus… já fiz estrogonofe, já fiz o bife, vamos criar e pensar em pratos diferentes”. E prato único é sempre também muito bom.

Agora vamos falar do arroz de forno, que é um prato bem brasileiro, toda família tem uma receita, eu vou passar a minha para vocês e espero que gostem. Vou fazer esse arroz para 4 pessoas, tá bom?

Anote os ingredientes: 

150 g de presunto
150 g de muçarela
½ cebola
1 cenoura ralada
1 abobrinha ralada
Alho-poró
Salsinha a gosto
Cebolinha a gosto
2 xícaras de arroz cozido
1 copo de leite
1 colher (sopa) amido de milho
Manteiga

Eu pego presunto e muçarela, mais ou menos 100, 150g de cada, e bem picadinho. Metade de uma cebola também picada, uma cenoura ralada, uma abobrinha ralada, eu amo abobrinha. Em vez de colocar alho, gosto de alho-poró picadinho. Aí pode acrescentar salsinha, cebolinha e os temperos que preferir. Depois coloque 2 xícaras de arroz cozido já, pode ser o arroz que você tá aproveitando de um outro dia. 

Numa frigideira, coloque um pouquinho de azeite ou manteiga, refogue bem a cebola e o alho-poró para eles ficarem bem macios, depois é só dar uma leve refogada na abobrinha, desligar o fogo, e colocar numa tigela tudo misturado: o arroz, esse refogado delicioso, presunto, a muçarela, salsinha e cebolinha. Tempere com sal e pimenta, e aí prova para ver se está bem gostoso. Aí, nesse arroz que já está lindo e maravilhoso, você vai colocar 1 copo de leite frio com uma colher de sopa de amido de milho. Dissolva frio e finalize. Coloque esse leite com amido para dar liga. Pode usar creme de leite ou requeijão, mas eu acho que esse é mais leve pro dia a dia.

E aí você despeja num refratário, cobre com queijo ralado e leva pro forno, uma delícia! É bonito, é colorido, é saldável pode mudar o presunto por peito de peru, pode fazer só de queijos e aí você pode ir adaptando, essa é a minha receita.

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM:

  • carole-crema
Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?