Hoje pode, com Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Hoje pode

Bolo caseiro da Carole Crema é perfeito para comer com ou sem recheio: anote a receita

Receita da chef e colunista da BandNews FM é aerada, úmida e firme na mesma medida. “É um bolo pau-para-toda-obra”, diz ela

Carole Crema, com rádio BandNews FM 10/09/2021 • 17:49
Bolo caseiro da Carole Crema é perfeito para comer com ou sem recheio: anote a receita
Bolo caseiro da Carole Crema é perfeito para comer com ou sem recheio: anote a receita
Pixabay

Eu adorei a perguntinha que eu recebi da Eunice. Ela disse assim: “Carole, eu quero um bolo tipo pão de ló, porém mais molhadinho, aerado, que não quebre, que seja firme.”

É difícil, Eunice, porque cada bolo tem uma característica. Para ele ser bem molhadinho tem que levar bastante gordura. Se ele tem bastante gordura, aí não consegue ficar tão aerado e fofinho, sem falar que também quebra um pouquinho. Já para ele ficar firme, precisa da elasticidade dos ovos. 

Então, quando a gente prepara um bolo, cada ingrediente tem uma função: o ovo, como citei, dá elasticidade e areação; a farinha dá estrutura; o açúcar, doçura e umidade; a gordura, maciez e também umidade; e o fermento e claras em neve vão dar aeração. 

Eu tenho uma receita de bolo de iogurte, que eu uso muito, que é quase tudo isso: ele é um bolo pau-para-toda-obra. Ele serve tanto para você comer puro – fica uma delícia quando aromatizado com uma raspinha de limão ou canela –, quanto para montar um bolo de aniversário, pois ele não quebra e você consegue cortar, fatiar e rechear. É firme, inclusive, para cobrir com pasta americana. Sem falar que é bem molhadinho e levemente aerado. 

Anote os ingredientes: 

  • 200 g de açúcar 
  • 200 g de farinha de trigo 
  • 160 ml de óleo
  • 160 ml de iogurte natural
  • 4 ovos 
  • 1 ½ colher de sopa de fermento em pó


E o que você vai fazer? Misturar iogurte, óleo e as gemas. Misture bem! Na sequência, você vai peneirar o açúcar, a farinha e o fermento em outro bowl. Junte os secos aos líquidos, mexendo bem. No final, você coloca as claras batidas em neve. Se você quer um bolo aerado, isso vai contribuir bastante, tá bom?

Se você quiser, também, pode tirar ½ colher de farinha de trigo e substituir por chocolate em pó e você tem essa mesma receita, só que na versão chocolate. Depois você me conta se deu certo!

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM:

  • carole-crema
Olá! Sou a Carol. Em que posso ajudar?