Hoje pode

Pão de ló da Carole Crema leva apenas 3 ingredientes: faça em casa

Massa é perfeita para bolos de aniversário que levam recheio e cobertura; saiba fazer abaixo:

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Pão de ló da Carole Crema leva apenas 3 ingredientes: faça em casa
Pão de ló da Carole Crema leva apenas 3 ingredientes: faça em casa
Envato Elements

A Edna me pediu uma receita de pão de ló que, de preferência, não leve muitos ovos. Edna, está aí uma coisa complicada. Na verdade, o pão de ló, que eu chamo do bolo dos bolos, é essencialmente uma massa de ovos, açúcar e farinha, então, não dá para fazer pão de ló, se não tiver muito ovo. 

A minha receita leva 5 ovos, 150 g de açúcar, 150 g de farinha de trigo e só. Não leva fermento, nem água, nem leite, nada! É uma receita superbásica e que funciona muito bem! Então, 5 ovos, acho que é ok. Edna desculpa, mas menos do que 5 é difícil, viu?!

Se quiser tentar, o modo de preparo é assim: você vai bater na batedeira os ovos inteiros, claras e gemas, que devem estar em temperatura ambiente, com o açúcar. Bata bem, até triplicar de volume. É isso mesmo: tem que deixar bater muito, muito, muito! Vira uma espuma fofa, densa, firme. Peneire a farinha de trigo e misture na mão bem rapidamente, esse é um truque também. Tem que misturar com delicadeza, porém rápido, se não a farinha começa a se hidratar com os ovos e formar aquelas famosas “pelotas”. Isso evita de, ao cortar o bolo, ter uma farinha crua no meio. 

Então, mistura rapidamente e leve ao forno a 180°C, numa forma de 20 cm de diâmetro. É meia hora no forno e vai ficar delicioso! 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais, @carolecrema, participe! OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.