Dicas

Ovo faz bem para a saúde quando consumido sem exageros; saiba a quantia ideal

Esqueça a dieta das famosas! Entrevistamos um nutricionista para saber a quantidade máxima de consumo do alimento

Por redação

Ovo cozido faz bem à saúde, mas sem exageros
Ovo cozido faz bem à saúde, mas sem exageros
Envato Elements

Ovo é um alimento polêmico: já foi alvo de críticas, considerado vilão e hoje é dito como um dos melhores alimentos do mundo, cheio de proteína, lipídios e uma série de minerais. Acontece que nem tudo que faz bem à saúde deve ser consumido em exagero, afinal, a diferença entre o remédio e o veneno é a dose.

Qual a quantidade ideal de ovo por dia?

É importante lembrar que a gema do ovo possui colesterol e a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) recomenda um limite de 300 mg da gordura por dia. Fazendo as contas: se um ovo médio tem aproximadamente 60 mg de colesterol, o recomendado é o consumo de quatro ovos por dia.

Aposto que nesse momento você está lembrando das Musas do Carnaval que comem mais de 20 ovos por dia e se perguntou se o hábito faz mal à saúde. Para entender melhor sobre esse o assunto, entrevistamos o Dr. Phillipe Rios, nutricionista esportivo da Clinica Anavoig. Confira!

Faz sentido comer 25 ovos dias, como as Musas do Carnaval? 

A clara do ovo é uma ótima fonte de proteína, porém, em 25 ovos temos aproximadamente 335 gramas de proteína. A recomendação máxima de proteína é de até 2g/kg, ou seja, 2 gramas de proteína para cada kg de peso corporal, então podemos falar que 25 ovos seria a quantidade máxima de proteína de uma pessoa de aproximadamente de 167 kg.

E isso, claro, falando só da proteína do ovo, sem considerar as demais proteínas do dia. Se o ovo for consumido com a gema, o consumo de lipídios será extremamente alto do que conseguimos metabolizar, podendo trazer uma série de problemas. 

Contudo, o uso de anabolizantes aumenta a síntese proteica, então, o consumo de proteína precisa ser maior, podendo até fazer sentido os 25 ovos caso a pessoa faça a aplicação. Importante lembrar que o uso de anabolizantes para fins estéticos é proibido pelo Conselho Federal de Medicina (CFM).

Quais são os benefícios do consumo de ovos cozidos?

A vantagem de fazer o ovo cozido é que você não utiliza nenhuma gordura no preparo, ao contrário de outras maneiras que são feitos com óleo, manteiga, azeite e até mesmo banha de porco.

Quais são os vantagens do ovo cozido para quem quer ganhar massa e "secar"?

O ovo é uma fonte de proteína muito boa, além de possuir micronutrientes, como as vitaminas B9, B2, B8 selênio e vitaminas A, D, E, K e B12, Isso sem falar nos sais minerais: ferro, fósforo, cálcio, magnésio, sódio, potássio, cloro, iodo, manganês, enxofre, cobre e zinco.

Como consumir ovo cozido da forma correta para extrair todos os benefícios?

O ovo cozido já é uma das melhores formas de consumir o alimento. É importante que seja bem cozido, no entanto, para evitar a contaminação por salmonella, uma bactéria que pode causar graves infecções e até mesmo a morte.

Ovo frito, ovo mexido ou omelete também são bons para a saúde?

Se não tiver muita gordura no preparo do ovo, é um ótimo alimento para saúde. Lembrando que você utilizar água para fritar ou fazer mexido. O omelete também é uma ótima forma de preparar o ovo, pois pode adicionar outros alimentos para temperar, como cebola, tomate, pimentão, ervas finas, entre outros temperos.