Dicas

Quais alimentos diminuem e aumentam a ansiedade? Especialistas explicam

Especialistas explicam quais vitaminas causam efeitos positivos no cérebro e listam 9 alimentos que podem auxiliar no combate à ansiedade

Michelly Marques

Segundo especialista, frutas e amêndoas são essenciais para manter a saúde do cérebro.
Segundo especialista, frutas e amêndoas são essenciais para manter a saúde do cérebro.
Pixabay

A correria do dia a dia está refletindo na sua saúde física e emocional? Inquietação, preocupação demasiada com o futuro, aceleração dos batimentos cardíacos, tremor das mãos e sensação de dor no peito, segundo Alexandre Valverde, médico psiquiatra especializado em alimentação e saúde mental, podem ser alguns sintomas da ansiedade. O especialista revela como as refeições podem interferir no aumento ou diminuição da ansiedade e explica o porquê. 

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a ansiedade afeta 18,6 milhões de brasileiros, e os transtornos mentais são responsáveis por mais de um terço do número de pessoas incapacitadas nas Américas. De acordo com Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a pandemia de COVID-19 fez com que mais de quatro em cada 10 brasileiros tivessem problemas de ansiedade. 

Alexandre afirma que alimentos com o aminoácido triptofano têm um grande potencial em gerar um efeito positivo no cérebro e, consequentemente, reduzir a ansiedade. A substância é usada na produção de serotonina, o neurotransmissor ligado a sensação de bem-estar, prazer, tranquilidade e calma. 

“Alimentos com triptofano podem ser consumidos em diferentes momentos do dia, já que suas fontes englobam alimentos presentes o ano todo na rotina do brasileiro e em nossa culinária, desde o café da manhã até a ceia”, explica Maiara Souza, nutricionista do Art Beauty Center.

Já as vitaminas do complexo B, de acordo com médico, também são importantes para a saúde mental. “A falta da vitamina B12 gera uma série de problemas psiquiátricos. Não só a ansiedade, mas, também, a depressão. A deficiência dela pode causar psicose e outras alterações neurológicas mais graves”, afirma Alexandre.

O especialista lembra, ainda, que os ômegas 3,6 e 9 também são fundamentais para a composição dos neurotransmissores do tecido cerebral, assim como as vitaminas C e D, superimportante para manter a saúde mental.  

Alimentos que diminuem a ansiedade

De um modo geral, o psiquiatra afirma que todas as frutas, legumes e verduras, cereais e óleos saturados, por serem fontes de oligoelementos - micronutrientes que participam de inúmeras funções metabólicas essenciais do organismo - e serem ricos em vitaminas e sais minerais, são essências para manter a saúde do cérebro, então, todos eles compõem uma dieta que é amigável para reduzir a ansiedade. Abaixo, confira 9 opções indicadas pela nutricionista: 

Arroz

O arroz é fonte de minerais como ferro e potássio, contendo proteínas, vitamina E e vitaminas do complexo B. Tem baixos índices de gordura e colesterol e é de fácil digestão. 

Flocos de milho

O floco de milho pode ser utilizado tanto no café da manhã como em lanches. Possuem baixo teor de gordura, o que auxilia no controle do bom colesterol, promovem maior período de saciedade. 

Banana 

A banana é uma ótima fonte de triptofano e também rica em fibras, potássio e vitaminas. Esse alimento ainda é rico em carboidrato, macronutriente que facilita a entrada da serotonina no sistema nervoso.

Feijão

Entre seus benefícios, estão a melhora da saúde intestinal, controle do colesterol, aumento da saciedade e aporte de cálcio, ferro e zinco, além de proteína e fibras. 

Abacate 

O abacate possui em sua composição uma substância antioxidante chamada glutationa, produzida naturalmente pelo organismo. A fruta também ajuda a controlar a ansiedade devido ao potássio e ao lítio, contribuindo para garantir uma boa noite de sono. 

Amêndoas 

A amêndoa é rica em fibras, vitamina B12, proteínas, gorduras boas, vitamina E, manganês e magnésio. Além disso, contém uma boa quantidade de cobre, vitamina B2 (riboflavina) e fósforo. 

Espinafre 

O espinafre contém ferro, vitaminas A, K, B2, cálcio, fósforo, potássio e magnésio. Além disso, possui fibras, proteínas e carboidratos. 

Mamão

O mamão é ótima fonte de vitamina C, pró-vitamina A, licopeno, cálcio, magnésio, ferro e potássio. Além disso, as fibras da fruta ajudam na redução da absorção de toxinas, carboidratos e gorduras no organismo. 

Limão 

Por causa da vitamina C, o limão auxilia na absorção do ferro dos alimentos vegetais, ajudando a diminuir o risco de anemias. A fruta contém, também, minerais como cálcio, ferro, fósforo, cobre e magnésio.

Alimentos que aumentam a ansiedade

Segundo o especialista, alguns fatores como consumo errado de alimentos e complicações na digestão podem agravar os transtornos emocionais. “Glúten e lactose, para pessoas que têm intolerâncias a essas proteínas, por exemplo, podem causar certos processos inflamatórios na digestão, onde produzem substâncias -  licitocina e citocina - que têm controle sob nosso cérebro e, consequentemente, aumentam o transtorno emocional”, afirma Alexandre. 

Além disso, existem alimentos que contém substâncias psicotrópicas, responsáveis por causarem o aumento da ansiedade quando são consumidos em excesso: “As cafeínas, açúcar, energéticos, termogênicos, chá verde, chá preto, chá mate e chá branco, ou seja, todas as substâncias estimulantes”, afirma Alexandre.