Fazer o ovo perfeito parece simples, mas exige algumas técnicas — se você gosta de gema mole, então, pode preparar o papel e caneta! O truque foi revelado pelo chef Rodrigo Oliveira durante o Melhor da Noite e se resume em duas palavras: tempo e temperatura.
Isso porque o ovo perfeito pede uma cocção muito cuidadosa, feita numa temperatura específica e por um longo período tempo (uma hora). “Esse método foi criado pelo renomado cozinheiro Andoni Luis Aduriz”, explica Rodrigo.
Além da técnica, é preciso instrumentos adequados, como o termocirculador, um aparelho que permite cozinhar carnes, peixes, frutos do mar, ovos e sobremesas por um longo período em banho-maria a uma temperatura controlada e sem variações.
É claro que você não precisa obrigatoriamente dele para fazer seu ovo perfeito em casa. Rodrigo confessa que um grande amigo cozinheiro deu a letra para driblar a falta do termocirculador: “Basta fazer um banho-maria triplo, ou seja: uma cumbuca, dentro de outra cumbuca, dentro de uma panela”.