Receitas

Qual é o tempo de cozimento do ovo? Saiba como acertar no seu ponto preferido

Da Redação

Ovo cozido por 5 minutos Unsplash/Reprodução
Unsplash/Reprodução

O ovo é um dos ingredientes mais versáteis na cozinha e pode ser consumido frito, mexido e cozido. Na última opção, tem ainda quem prefira com gema mole, dura ou até mesmo passada. E qualquer minuto a mais na panela pode fazer a diferença. Para você acertar no ponto do ovo, o Band Receitas mostra o tempo de cozimento para cada preparo.

O primeiro passo é saber que o tamanho e a temperatura do ovo interferem no tempo de cozimento. Prefira sempre preparar o produto que esteja em temperatura ambiente e não tenha saído diretamente da geladeira para a panela.

Outro ponto importante é que o ovo cozinha de fora para dentro. Ou seja, primeiro a clara e depois a gema. Segundo o livro "400 g - Técnicas de Cozinha", dos chefs Carlos Siffert, Gabriela Martinoli, Betty Kövesi e Carole Crema, colunista do Band Receitas, a clara do ovo coagula entre 65°C e 70°C, enquanto a gema fica sólida entre 75°C e 80°C.

Vale dizer também que quanto mais cozido for o ovo, mais fácil será para descascá-lo. Mas antes de começar a quebrar a casca, coloque-o em uma bacia com água gelada logo depois de tirar da fervura, isso vai evitar com que o ingrediente continue cozinhando e passe do ponto desejado.

Saiba aqui qual é o tempo de cozimento do seu ovo e como acertar no seu ponto preferido:

Ovo mollet: 5 minutos
A clara fica cozida, enquanto a gema segue bem mole. Aos 5 minutos de cozimento, o ponto é ideal para quebrar a tampinha e comer de colher ou para preparações em que a gema escorra no prato. 


Ovo cremoso: 6 a 7 minutos
Entre 6 e 7 minutos de cozimento, a clara está cozida e as bordas da gema também ficam mais firmes, mas o centro da gema segue bem mole e escorrendo.


Ovo cozido: 9 minutos
Aos 9 minutos, a clara e a gema já estarão firmes e cozidas. Mas a gema ainda vai apresentar uma cor mais viva, com textura cremosa e macia.


Ovo duro: 12 minutos
Nesse ponto, aos 12 minutos, clara e gema já estão bem cozidas. A gema fica com textura mais clara e farinhenta.
 


Ovo passado: 15 minutos
Aos 15 minutos, a clara já fica extremamente cozida com gema esturricada. Em alguns pontos, a gema começa apresentar tons verdes e acinzentados e a se soltar facilmente.
 

Mais notícias

Carregar mais