As proteínas são importantes para o desenvolvimento de células, tecidos e hormônios, além da construção e manutenção dos nossos órgãos. E elas podem ser encontradas em uma alimentação equilibrada, em ingredientes de fonte animal e vegetal. A nutricionista Raquel Awade indica no The Chef o top 5 alimentos que são ricos nessa substância para incluir na sua dieta. Anote:
Arroz e feijão
A combinação clássica é fonte de proteínas, mas, segundo a nutricionista, as pessoas estão consumindo arroz e feijão cada vez menos. “Vamos imaginar que a proteína é um colar de pérolas, que são os aminoácidos. Para uma proteína ser completa, de alto valor biológico, precisa ter todos esses aminoácidos essenciais. As proteínas vegetais, caso do arroz e feijão, às vezes não têm todas essas pérolas. O que a gente faz? A gente junta alguns alimentos. Então o que falta no arroz tem no feijão. E o que falta no feijão tem no arroz”, explica.
Quinoa
Ótima fonte de proteína vegetal. Quando falamos em grãos proteicos, é comum pensar na soja, mas a quinoa é uma excelente opção. É um alimento versátil e de sabor suave, por isso pode ser colocada em quase tudo, como na salada, feijão, acompanhando frutas, no iogurte e até mesmo substituindo o trigo no quibe. A quinoa é uma boa fonte de proteína para vegetarianos.
Ovo
Por muito tempo, o ovo foi considerado vilão e causa colesterol, mas a verdade é que esse é um alimento nutritivo e aliado de uma dieta equilibrada. Cada unidade tem 6 gramas de proteína, além de ser fonte de vitamina, minerais e gordura boa. É um alimento bem completo e mais barato que a carne.
Iogurte grego
Todo iogurte é fonte de proteína, mas o tipo grego tem ainda mais que o tradicional. Por ser mais concentrado, ele tem também menos carboidrato, de acordo com Awade. Vale incluir no cardápio!
Frango
Cada filé de frango, com aproximadamente 100 g, contém 30 g de proteína em média. Isso equivale a cinco ovos. A nutricionista indica o alimento por ser uma carne magra. O ideal é que seja consumido sem pele e grelhado.