Se você pensa que coxinha é a melhor fritura do mundo, está enganado. Para o TasteAtlas, é o chikin, frango frito coreano que ocupa primeira posição no ranking do guia gastronômico. Ele é apimentado, crocante e dá pra ser abrasileirado. Quer aprender? Continue lendo a matéria para entender o truque dos chefs!
Coxinha não é a melhor fritura do mundo
Embora seja o clássico dos salgados, a coxinha não levou o primeiro lugar na competição — o quitute ficou em quarto lugar e revoltou alguns brasileiros. No ano passado, o salgado brasileiro não chegava a fazer parte nem do top 10 do ranking, mas agora competiu com os países: Coreia do Sul, Indonésia, Malásia, Itália, China, Índia e Marrocos.
Como fazer o famoso frango frito coreano?
O chikin é delicioso e leva peito de frango em cubos na receita tradicional, mas o que é bom sempre pode melhorar. Para Larissa Januário, chef e apresentadora do Sabor & Arte, o frango frito coreano fica ainda mais saboroso com sobrecoxa desossada ou coxinha da asa.
Larissa é especialista no assunto e garante que todo o sabor do prato está nos nos temperos. "Quanto mais tempo marinando, mais saboroso fica o nosso frango", diz a chef para Cátia Fonseca durante o Melhor da Tarde.
Existe uma versão com peito de frango também, feita pelo chef Edu Guedes. Ela leva cerveja pilsen para ficar bem crocante e outros ingredientes que todo mundo tem em casa. Clique aqui para ver a receita completa!
Frango frito coreano
Marinada de frango
- 600 grama(s) de sobrecoxa de frango desossada cortadas em pedaços médios
- 1 colher(es) de sopa de vinagre de arroz
- 1 colher(es) de sopa de mirin
- 1/2 colher(es) de chá de sal
- 2 colher(es) de chá de molho de soja
- 2 colher(es) de sopa de alho ralado
- 2 colher(es) de sopa de gengibre ralado
- 1/2 colher(es) de chá de pimenta preta
Molho de pimenta
- 1 colher(es) de sopa de gengibre ralado
- 6 colher(es) de sopa de molho de soja
- 4 colher(es) de sopa de mel
- 2 colher(es) de Vinagre de arroz
- 2 colher(es) de sopa de pasta Gochujang de pimenta coreana
- 1 colher(es) de sopa de alho ralado
Empanamento seco
- 2 colher(es) de chá de páprica picante
- 1 colher(es) de chá de pimenta preta
- 3 colher(es) de sopa de amido de milho
- 8 colher(es) de sopa de farinha de arroz
- 6 colher(es) de sopa de farinha de trigo
- 4 colher(es) de chá de alho em pó
- 1 colher(es) de chá de sal
- 2 colher(es) de chá de fermento químico
Empanamento molhado
- 6 colher(es) de sopa de farinha de trigo
- 8 colher(es) de sopa de farinha de arroz
- 3 colher(es) de sopa de amido de milho
- 1 colher(es) de chá de fermento em pó
- 1 colher(es) de chá de bicarbonato de sódio
- 1 colher(es) de chá de sal
- 4 colher(es) de chá de páprica defumada
- 1 colher(es) de chá de mostarda em pó
- 1 pitada(s) de sal
- 250 ml(s) de água
Finalização
- 1 xícara(s) de cebolinha verde
- Molho picante
- Óleo vegetal (para fritar)
- 1/2 xícara(s) de sementes de gergelim branco torrado
Modo de preparo
Frango: Para começar, marinar os pedaços de frango pra garantir que o tempero pegue bem. Em um refratário, junte todos os temperos e misture bem aos cubos de frango, deixando marinar por pelo menos 1h. Reserve.
Molho de pimenta: Coloque todos os ingredientes em uma panela pequena e leve para ferver, cozinhe por cerca de 10 minutos até que o molho fique pegajoso e brilhante. Retire do fogo, mas mantenha na panela pronta para aquecer rapidamente assim que o frango estiver frito.
Empanamento seco: Em uma tigela funda misture todos os ingredientes e mexa bem. Empane todos os pedaços de frango cobrindo bem e repita o mesmo processo para a couve-flor.
Empanamento molhado: Em outra tigela, misture todos os ingredientes secos peneirados e depois acrescente água misturando com um batedor de arame para que fique bem homogêneo. Passe nesta mistura todos os pedaços de frango e repita o mesmo processo para a couve-flor. Passe novamente na mistura seca e reserve de preferência sobre uma grade para não empapar.
Fritura: Deixe o óleo aquecer até pelo menos 160 graus, ou faça o teste do cabo de madeira. Frite o primeiro a couve-flor e depois o frango. Sempre em pequenas levas. Retire do óleo quando estiver dourado e leve para escorrer na grade. Ou mesmo numa peneira grande. Quando todos os pedaços de frango e couve-flor estiverem fritos, coloque numa travessa e regue com o molho de pimenta coreano. Polvilhe sementes de gergelim e cebolinha fresca e coma imediatamente. Para acompanhar eu sugiro salada de Kimchi, a maravilhosa conserva coreana, e uma cerveja gelada.