Quando verde, a indicação principal é o consumo de água, uma vez que possui maior quantidade de líquido. Este, além de adocicado naturalmente, também é rico em minerais, sendo indicado até mesmo como pré ou pós-treino, por ser muito hidratante, conforme explica a nutricionista Thaisa Leal ao Band Receitas. Ela ainda indica o uso da água de coco dentro de smoothies ou batido com whey protein. Atenção apenas ao consumo exagerado da água de coco ao dia, uma vez que possui muita frutose (açúcar).
Já a chamada ‘carne’ do coco verde, ou polpa, que é encontrada em menor quantidade, é rica em gorduras boas e, apesar de conter pouca fibra, auxilia bastante na saciedade.
Por outro lado, o fruto maduro, chamado de coco marrom, possui menor quantidade de água, porém uma polpa maior e mais firme. Neste caso, a ‘carne’ é rica em fibras e gorduras boas, servindo como ótimo lanche. “Esta é uma opção prática de lanche e que garante saciedade”, explica Thaisa. Atenção também ao consumo exagerado, uma vez que pode exceder a quantidade de gorduras e calorias diárias.
A versão madura do coco pode ser usada ralada em receitas, como panqueca de coco, doces, salgados, smoothies, molhos, entre outros. “Uma sugestão é utilizar ralado em cima de uma salada de frutas, reduzindo o índice glicêmico, uma vez que as fibras e proteínas auxiliam nesta questão”, indica a nutricionista.
Entretanto, apesar de extremamente saudável e versátil, muitas pessoas acabam deixando de consumir o coco in natura por acharem difícil de abrir. Por isso, o Band Receitas explica a seguir o passo a passo, simples e seguro, para abrir o coco seco de forma fácil. Confira:
- Encontre a base do coco (onde possui três círculos) e encontre o furo mais macio;
- Fure na parte mais macia com o auxílio de uma faquinha;
- Retire a água do coco pela abertura criada;
- Pré-aqueça o forno a 200°C;
- Asse o coco durante 20 minutos;
- Após retirar do forno, o coco apresentará rachaduras na casca. Bata com o auxílio e um martelo de cozinha até que a casca se solte por completo. Observação: não é preciso muita força.