Dicas

Quais alimentos são ricos em gordura boa? Nutricionista indica 5 opções para incluir já no prato

Saiba como deixar sua dieta ainda mais saudável com as dicas da nutricionista Katia Cili

Da Redação, com The Chef

Azeite
Azeite
Reprodução

Nem toda gordura é inimiga da boa alimentação. Algumas delas são importantes para a nossa saúde. É o caso das gorduras insaturadas — ou gorduras boas. Elas contribuem para a redução do risco de doenças cardiovasculares e também são antioxidantes.

A nutricionista Katia Cili, convidada do programa The Chef, selecionou uma série de alimentos que possuem gorduras boas na composição e dá sugestões de como incluí-los no cardápio do dia a dia. Confira o Top 5 da especialista:


5. Linhaça

A linhaça é uma ótima fonte vegetal de ômega 3 e fibras. Versátil, pode ser usada em várias preparações: triture-a para fazer a farinha de linhaça, que é alternativa saudável para bolos; consuma a semente in natura junto com outros cereais, na salada… Uma dica é deixar a linhaça de molho na água entre 4 e 8 horas antes de consumi-la para potencializar os nutrientes.

A linhaça é uma semente versátil (Foto: Reprodução)


4. Carnes e ovos

Segundo a nutricionista, todas as carnes possuem gorduras boas — do peixe à carne vermelha — e elas não são vilãs. Mas Katia Cili faz alerta: "O consumo deve ser moderado, com equilíbrio. O ideal é variar os alimentos e os nutrientes. A alimentação não precisa ser monótona."

Os ovos também merecem destaque no ranking. A especialista afirma que eles estão atrás apenas do leite materno na lista dos melhores alimentos do mundo. "Porque tem muitos nutrientes em um único alimento. Proteína, gordura da gema, vitaminas e minerais", explica Katia.

Carnes e ovos não são vilões (Foto: Reprodução)


3. Abacate

O ingrediente queridinho do momento também é fonte de gorduras boas e um aliado da alimentação saudável. Vale fazer guacamole, maionese e até purê de abacate. Opção saborosa do café da manhã ao almoço, como acompanhamento ou estrela do prato.

Opção saudável e saborosa para qualquer momento do dia (Foto: Reprodução)


2. Oleaginosas

Castanhas, amêndoas, nozes, avelãs… Todas as oleaginosas são fontes de gorduras boas. "Elas têm ômega-3 e ômega-6, são excelentes antioxidantes, possuem micronutrientes e promovem proteção cardiovascular. Elas também oferecem benefícios cognitivos", detalha Katia Cili.

Oleaginosas são “snacks” saudáveis (Foto: Reprodução)


1. Azeite

O azeite pode ser consumido tanto in natura quanto aquecido, na preparação de algum prato quente. No entanto, para aproveitar melhor as propriedades do óleo, você deve ingeri-lo frio. O azeite também já foi taxado de vilão, porém garante inúmeros benefícios para a saúde. Ele possui gorduras boas, vitaminas, antioxidantes e previne as doenças cardiovasculares.

Azeite é rico em benefícios (Foto: Reprodução)