Dicas

Quais alimentos mais ricos em fibras? Nutricionista responde

Do farelo de aveia à salada, nutricionista lista o top 5 alimentos com maior quantidade de fibras; confira:

Larissa Casado

O milho que faz a pipoca é rico em fibras
O milho que faz a pipoca é rico em fibras
Unsplash

A fibra alimentar é um tipo de carboidrato que o corpo humano não consegue digerir. Presente em muitos alimentos, as fibras desempenham um papel fundamental no funcionamento gastrointestinal, regulando o trânsito do intestino. Ela também combate a prisão de ventre, que pode causar dores e gases, além de proporcionar benefícios à saúde, como a sensação de saciedade e o controle da glicose, colesterol e triglicerídeos. 

Quer saber quais alimentos são ricos em fibras? A nutricionista Raquel Awade, convidada do programa The Chef com Edu, lista o top 5 abaixo: 

  1. Folhas verdes

A salada é uma fonte fácil e barata de fibras. 100 gramas de salada possui, em média, três gramas de fibras - quantidade relativamente boa, visto que se costuma comer mais de 100 gramas.“Eu uso as folhas como artifício quando eu vou, por exemplo, em uma pizzaria. Eu como uma salada antes para não comer tanta pizza”, disse Edu Guedes à nutricionista.

  1. Abacate

A profissional indica que todas as frutas têm quantidade interessantes de fibras, mas o abacate é uma das mais ricas - a cada 100 gramas de abacate, seis gramas são fibras. A fruta também é rica em gorduras monoinsaturadas, tipo de gordura boa que previne doenças cardiovasculares.

  1. Feijão

“Todas as leguminosas são fontes de fibras”, comenta Raquel. A nutricionista destaca que existe um ‘terrorismo nutricional’ que tenta vilanizar alguns alimentos, como por exemplo, o arroz e feijão. Por esse motivo, ela traz o feijão como uma fonte essencial de fibras no dia a dia e a importância de consumi-lo diariamente, pois também é completo em proteínas vegetais. Cada 100 gramas de feijão tem, em média, oito gramas de fibras.

  1. Pipoca

O milho que faz a pipoca é rico em fibras e pode ser fonte fácil e gostosa para completar o carboidrato na dieta. A pipoca também é rica em antioxidantes e tem em média 14 gramas de fibras a cada 100 gramas de milho. 

A nutricionista, porém, faz o alerta de que a pipoca de micro-ondas, que costuma ser industrializada, tem muitas gorduras, sódio e outros compostos que a tornam menos saudável. “O ideal é fazer pipoca em casa mesmo, sem ser no micro-ondas. Dá para estourar o milho na água, sem usar nenhuma gordura.”

  1. Farelo de aveia

Cada 100 gramas de farelo de aveia possui cerca de 15 gramas de fibras, o que garante inúmeros benefícios à saúde, como a regulação intestinal, a saciedade e a saúde cardíaca.

O farelo de aveia pode ser consumido da forma que preferir, seja para dar uma crocância em uma salada, seja com iogurte ou na fruta. Ele também pode ser substituto de algumas farinhas em massas de panqueca, bolo ou pão