Dicas

Exagerou na bebida? Veja sucos e vitaminas para "reviver" após a folia

A ressaca vem, mas pode ir embora; confira dicas de especialista para recuperar a energia

Por redação

O que beber para curar ressaca?
O que beber para curar ressaca?
Envato Elements

Carnaval é sinônimo de brilho, música alta e muita folia. Acontece que o exagero também está presente quando o assunto é a bebedeira da festa — e não existe nada pior do que pausar as celebrações por conta da ressaca, não é mesmo?

O nutricionista esportivo Phillipe Rios, da Clínica Anavoig, sugeriu ao Band Receitas cinco receitas de sucos e vitaminas para você recuperar as energias depois de um dia intenso de folia e voltar com tudo para os bloquinhos. Confira:

5 sucos e vitaminas "cura-ressaca"

Suco de laranja

Além da água que contém no suco, que é ótima para reidratar o corpo, o suco de laranja também tem bastante vitamina C. "É um nutriente hidrossolúvel, ou seja, pode ser excretada com a perda de água na folia, pelo suor ou pela urina, tem que devolver ao corpo", diz o especialista.

Para a receita, Phillipe afirma que três laranjas são o suficiente para preparar 200 ml de suco. Esprema a fruta, misture com água bem geladinha e pronto! 

Suco de maracujá

O suco de maracujá é mais uma bebida rica em vitamina C. Além de refrescante, ajuda na recuperação da água, vitamina C e algumas do complexo B. O preparo é simples: leve um maracujá (sem a casca, claro!) ao liquidificador e bata com água gelada.

Chá de boldo

“O chá de boldo é conhecido há muito tempo para ajudar na 'ressaca braba' porque a planta tem um princípio ativo chamado boldina, que é ótimo para aliviar os sintomas", informa o nutricionista. Isso sem falar na ação antioxidante da bebida!

Utilize de 1 a 2 gramas de boldo em 150 ml de água fervida. Faça a infusão da erva em utensílio de vidro ou porcelana por 15 minutos e consuma imediatamente. 

Contraindicações: não deve ser utilizado por pessoas com obstrução das vias biliares, doenças hepáticas, colecistite, espasmos do intestino e íleo, câncer hepático, grávidas e lactantes.

Vitamina de banana

A banana é uma fruta rica em potássio, um nutriente que costuma ser eliminado por grandes perdas hídricas – e níveis muito baixos de potássio podem causar uma hipocalemia, fazendo com que o folião tenha vômitos, diarreia, entre outros sintomas. 

Para evitar o desconforto, bata no liquidificador 200 ml de leite (pode ser integral, semidesnatado ou desnatado) com uma banana média. Fica delicioso!  

Isotônico

Sabe aquelas bebidas que os atletas tomam em campo? Então, o nome é isotônico, e eles são muito usados em esportes de longa duração para repor sais minerais, água e carboidrato. 

Segundo Phillipe, é uma ótima opção para "o folião já começar a tomar na volta para casa, para conseguir acordar renovado no dia seguinte". O único ponto de atenção, para o especialista, é se atentar à dose recomendada no produto, combinado?