Dia 22 de setembro é comemorado o Dia Mundial da Banana, a fruta mais consumida no Brasil. Prática para comer e completa em vitaminas e minerais, a banana agrada todas as idades, é usada em diferentes receitas, tem baixa caloria e é muito versátil na cozinha – é possível comer até a casca!
Rica em fibras, potássio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina A e muitos outros nutrientes, a banana é cultivada em todos os estados do Brasil, o que torna o país o quarto produtor mundial da fruta, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).
Por ter tantos benefícios, é muito comum encontrar banana no cardápio de quem busca uma alimentação saudável, já que pode ajudar a controlar a vontade de comer doces e serve como adoçante natural em vários casos.
“Você pode usar em diversas receitas e consegue adoçar um smoothie, uma panqueca, um bolo. Você não precisa usar o açúcar ou adoçante”, afirma Thaisa Leal, nutricionista e pós-graduanda em ciência comportamental.
Benefícios da casca da banana
Além de a fruta proporcionar receitas incríveis, a casca dela também rende opções de pratos deliciosos, leves e muito nutritivos para o corpo. “A casca é rica em fibras e tem poucas calorias”, comenta Thaisa.
Funcionamento do intestino
A nutricionista explica que a fibra da casca é muito importante para o intestino funcionar bem, tanto para quem tem prisão de ventre quanto para quem tem diarreia. “Em ambos os casos, a casca é importante para auxiliar na regulação do intestino, até mesmo no colesterol e diabete”, afirma Thaisa Leal.
Combate o envelhecimento precoce
De acordo com a nutricionista, a casca da banana tem carotenoides (antioxidantes), que são os pigmentos amarelados ou alaranjados presentes em alguns alimentos. Os antioxidantes combatem os radicais livres – que, em excesso no corpo, podem causar diversos problemas de saúde e também o envelhecimento. No entanto, para que a prevenção seja efetiva, o corpo precisa de um conjunto de hábitos.
Ajuda na fadiga muscular
A casca, assim como a banana em si, tem potássio. Ele é um dos minerais envolvidos na contração e relaxamento das fibras musculares. “Quando há um nível baixo [de potássio] no corpo, isso pode afetar nosso desempenho físico pela fraqueza e paralisia muscular” , comenta Thaisa.
Quem tem diabetes pode comer banana?
A especialista afirma que a banana pode ser incluída na dieta de quem tem diabetes. No entanto, é preciso comer de forma balanceada e com os acompanhamentos certos: “Você tem que comer a fruta com acompanhamentos que não gerem um pico glicêmico e isso vale para qualquer carboidrato que o diabético comer. ”
Além de ajudar na dieta, a nutricionista comenta que a fruta também pode ser ótima para consumir antes do pré-treino na academia. “A banana é muito boa antes do treino. As pessoas precisam de carboidrato, que é uma fonte de energia. É uma fruta que ajuda no nosso funcionamento muscular”, explica.
Carne louca de casca de banana: aprenda a fazer
Ingredientes
- Casca de banana madura, cortada em fatias bem finas
- Azeite de oliva
- Cebola, cebolinha, salsinha, alho a gosto
- Sal e pimenta a gosto
- Páprica defumada, açafrão, ervas a gosto
Modo de preparo
Refogue a cebola, a cebolinha, a salsinha e o alho no azeite. Depois, despeje as fatias de casca de banana. Adicione o sal, a pimenta e os demais temperos de sua preferência. A casca da banana solta bastante água e amolece sozinha, mas você pode adicionar mais água, se quiser.
A casca de banana tem muita fibra e sacia a fome com facilidade. O valor nutricional da casca da banana é diferente do valor da carne e do frango. Por isso, é sempre bom ter o acompanhamento de um profissional para ter uma alimentação equilibrada. No entanto, a carne louca de casca de banana uma ótima opção para o paladar de quem está diminuindo o consumo de carnes.