Dicas

O que é um alimento antioxidante? Nutricionista indica o consumo de 5 deles

Esses alimentos, segundo nutricionista, protegem o corpo contra os radicais livres, prevenindo várias doenças; saiba quais são eles abaixo:

Da redação, com The Chef

Tomate, castanha-do-Pará, acerola, chocolate amargo e açaí. Sabe o que eles têm em comum? Todos são alimentos antioxidantes. Ou seja, possuem compostos capazes de proteger as células do corpo contra os efeitos maléficos dos radicais livres – moléculas produzidas pelo próprio organismo. 

Convidada do The Chef com Edu Guedes, a nutricionista Adriana Savoldi explica os motivos pelos quais você pre-ci-sa incluir estes 5 na sua dieta; confira no vídeo acima ou leia a seguir: 

Tomate


O tomate é riquíssimo em licopeno, antioxidante que protege as células contra os radicais livres, reduzindo o risco de doenças crônicas – inclusive o câncer. Segundo a nutricionista, quando o tomate é aquecido ele se torna biodisponível, ou seja, há uma melhor absorção da substância pelo organismo. A dica da Adriana é adicionar ao tomate especiarias também ricas em antioxidantes, como orégano, canela, alecrim, tomilho e manjericão. 

Castanha-do-Pará


A castanha-do-Pará é riquíssima em selênio, um aminoácido essencial, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico e prevenir doenças. A falta dele, segundo Adriana, também pode ocasionar fadiga, dores musculares e até infertilidade.

Acerola


A acerola está na lista devido à grande quantidade de vitamina C presente nela. A vitamina C, aliás, de acordo com Adriana, é importantíssima para a saúde da pele e imunidade – xô, gripe! 

Chocolate amargo


O chocolate amargo (aquele que é 70% cacau) é rico em flavonoide, excelente antioxidante que, além de neutralizar os efeitos nocivos dos radicais livres, ajuda na manutenção do humor e na perda de memória. 

Açaí


O açaí, segundo a nutricionista, é um superalimento, riquíssimo em antocianina, composto antioxidante que também atua contra os radicais livres, retardando doenças cardiovasculares e prevenindo doenças neurodegenerativas. 

Adriana alerta, porém, que é necessário o consumo da polpa pura do açaí para garantir todos os seus benefícios. “O perigo do açaí é a mistura que vem nele: o xarope [de guaraná], o doce de leite, o leite condensado, o leite em pó... leia sempre o rótulo para saber se ele está puro”, diz.