Bacalhau é uma delícia o ano inteiro, mas na Páscoa ele ganha todo um destaque! O ícone da Semana Santa, que não é um peixe, mas uma técnica de conservação, pode ser feito de várias formas: assado, com natas, frito no bolinho e até como escondidinho.
É tanta opção para pensar que a gente quis facilitar para você. Confira uma seleção especial de pratos do Band Receites que elevam o sabor do bacalhau sem abrir mão da praticidade — e não para por aí: uma dica valiosa de como dessalgar seu peixe!
Como dessalgar o bacalhau sem tirar o sabor?
Para responder essa dúvida, ninguém melhor do que o professor de gastronomia Deumas Oliveira: "Se for pra dessalgar o bacalhau todo, é melhor comprar uma pescada", brinca o especialista. O tempo de dessalga é super importante para preservar o sabor do bacalhau.
Geralmente, recomenda-se deixar o bacalhau de molho em água gelada na geladeira por 24 a 48 horas, trocando a água a cada 8 horas. Essa é uma média, mas o tempo exato pode variar dependendo do tamanho das postas ou pedaços de bacalhau e da quantidade de sal.
Para postas mais finas, como a do bacalhau do Porto, um período de dessalga mais curto já é o suficiente. Então, vamos lá:
Bacalhau desfiado: 6 horas, com troca de água de 3 em 3 horas
Postas normais: 24 horas, com troca de água de 6 em 6 horas
Postas grossas: 40 horas, com troca de água de 8 em 8 horas
Postas muito grossas: 48 horas, com troca de água de 8 em 8 horas
Lombos muito grossos: 72 horas, com troca de água de 8 em 8 horas
Ah! Uma boa dica para ter certeza que o bacalhau ainda está com sabor é fazer o teste da dessalga: corte um pequeno pedaço do bacalhau e prove (se não conseguir comer cru, pode dar uma leve fritada na frigideira antiaderente sem nenhum tipo de gordura).