Quem aí gosta de tortinha de maçã? Aquela da lanchonete que eu não vou falar o nome, que todo mundo conhece? Aquela tortinha de maçã é tudo de bom, mas é frita e, hoje em dia, a gente não frita as coisas.
Então, para fazer essa tortinha em casa, vou sugerir aqui uma ideia: fazê-la em forma de crepe ou em forma de panquequinha. Primeiro, você vai fazer uma panqueca com 1 xícara de farinha de trigo; 3 ovos; 2 xícaras de leite; 2 colheres de manteiga derretida; 1 pitada de sal e 1 pitada de açúcar. Misture bem e faça os crepes ou as panquequinhas bem fininhas.
Reserve as panquecas e faça o seguinte: pegue entre 6 e 8 maçãs, as mais ácidas que você achar, como a maçã-verde ou a maçã Fuji, que é mais azeda, corte em cubinhos e leve para uma panela com 1 colher de sopa de manteiga. Esquente a manteiga, adicione as maçãs e acrescente ½ xícara de açúcar, se você gosta de mais doce. Depois, você prova e ajusta. E mexa bem.
Em uma xícara à parte, faça a seguinte mistura: um pouquinho mais de ½ xícara de água e coloque 1 colher de sopa bem cheia de amido de milho, a famosa maisena, e dissolva; 1 colher de sopa de canela e dissolva também. Despeje essa misturinha sobre as maçãs e cozinhe. Essa mistura de amido com canela e água vai formar aquela coisa brilhante, bonita, que a gente vê no recheio da tortinha. Se sua maçã não estiver soltando muito liquido, pode ficar seco, nesse caso é só botar mais um pouquinho de água. Fica aquele recheio lindo e brilhante de maçã, bem gostoso.
Recheie as panquecas, enrole, coloque em uma forma e polvilhe um pouquinho de açúcar com manteiga. Leve ao forno bem forte para a panqueca ficar bem crocante. Vai ficar uma tortinha de maçã! Que tal? Vamos abrir uma concorrência lá para a lanchonete?
E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!