Hoje pode

Saiba fazer homus: pasta de grão-de-bico árabe, vegetariana e deliciosa

Carole Crema ensina receita prática para fugir dos produtos industrializados e fazer a sua própria versão de homus

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Saiba fazer homus: pasta de grão-de-bico árabe, vegetarina e deliciosa
Saiba fazer homus: pasta de grão-de-bico árabe, vegetarina e deliciosa
Envato Elements
Topo

Vamos de aperitivo... Hoje vou ensinar a preparar homus, aquela pastinha de grão-de-bico. É bem fácil, todo mundo pode fazer. Normalmente, a gente já compra pronto nas casas árabes e parece difícil reproduzir, mas é fácil, fácil para se aventurar em casa.  

O que você vai fazer? Deixe 1/2 kg de grão-de-bico de molho, na água, de um dia para o outro. Feito isso, você vai cozinhar na panela de pressão por 40 minutos com, mais ou menos, 2,3 litros de água. Quando acabar, escorra e, se tiver paciência, tire o máximo de pelinhas que conseguir.  

Em um processador (ou liquidificador), bata o grão-de-bico com os seguintes ingredientes:  

70 ml(s) de suco de limão  
2 dentes de alho pequenos  
100 gramas de tahine (pasta de gergelim, vendida em casas árabes) 
100 gramas de azeite  
Sal a gosto 
 
Bata bem e o resultado será um creme delicioso. A única coisa legal de saber é que o homus azeda muito rápido por causa da fermentação. Então, se você não for consumir tudo de uma vez, corte a receita ao meio e faça menos para não ter esse problema.  

Fica delicioso. Eu, aqui em casa, na hora de servir, rego com um pouquinho de azeite, um pouquinho de páprica e coloco em uma torradinha. É delícia, delícia.  

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: