Carole Crema

Carole Crema defende brigadeiro raiz: "Encheram o doce de frescuras"

A chef de cozinha ensina receita tradicional do doce, com poucos – e bons! – ingredientes; confira abaixo

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Carole Crema defende brigadeiro raiz: "Encheram o doce de frescuras"
Brigadeiro raiz da chef Carole Crema: aprenda a fazer
Band

O pessoal fala sobre a polêmica do brigadeiro de verdade. Não pode ter polêmica, gente! Brigadeiro não é nada mais que uma lata de leite condensado, uma colher de sopa de manteiga ou margarina – eu não gosto de margarina, mas pode – e de três a quatro colheres de chocolate em pó ou achocolatado. É só isso! 

O que acontece é que as pessoas resolveram “gourmetizar”. A gente não gosta dessa palavra, mas “gourmetizar” é encher de frescura um doce que é o doce mais brasileiro que tem, que é o doce de todo dia. Então, com creme de leite, chocolate em barra, granulado de “não sei das quantas” pode? Pode. É gourmet? Não, porque essa palavra não se aplica a um brigadeiro – vai ser um brigadeiro diferente, acho. 

Por exemplo: quando a gente coloca creme de leite e, principalmente, em excesso, tem muita gente que fala: “ah, fica menos doce”. Não, fica muito borrachudo e fica sem gosto. Vai fazer brigadeiro? Faça a receita “raiz”, simples, não precisa ser gourmet, não precisa de nada.

Um bom granulado vai bem? Vai muito bem! Agora, o chocolate belga em barra… Deixe para comê-lo puro, para fazer uma mousse que vai, sim, exigir ingredientes especiais. Para o brigadeiro, vá no chocolate em pó que não tem erro.

Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!

Mais notícias

Carregar mais