Hoje pode

Por que o bolo não cresce? Carole Crema lista 5 erros comuns para evitar

Não preaquecer o forno ou deixá-lo quente demais estão entre os equívocos mais comuns listados pela chef; saiba mais:

Carole Crema, com Rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Por que o bolo não cresce? Carole Crema lista 5 erros comuns para evitar
Por que o bolo não cresce? Carole Crema lista 5 erros comuns para evitar
Envato Elements

Hoje é dia de tira-teima e vou sanar algumas dúvidas sobre o preparo de bolos. Confira o que não fazer abaixo:

Deixar o forno frio ou muito quente

O bolo que não cresceu pode ter pouca farinha e muito líquido, ou o forno não estar preaquecido o suficiente, ou estar quente demais. Por exemplo, se o forno não estiver aquecido o suficiente, as bolinhas de ar estouram e não há tempo para elas inflarem e fazerem o bolo crescer. Já se estiver quente demais, carameliza a superfície e trava o crescimento. 

Não bater a manteiga o suficiente 

No caso das receitas com bastante manteiga, o bolo provavelmente não cresceu porque ela, a manteiga, não foi bem batida. Então, se a receita manda bater a manteiga com bastante açúcar, é para bater meeesmo a manteiga com açúcar. 

Colocar o fermento no início  

Assim como fermento vencido não cresce bolo, colocá-lo muito antes de ir ao forno também prejudica o crescimento. 

Ter forma ou forno desnivelados 

Já se o bolo sair com formato irregular, meio torto, ou afundado no meio, isso pode ser sinal de forma torta ou forno desnivelado – quando o calor não é regular. 

Para assar bons bolos é fundamental que o forno tenha passado por uma vistoria, assim como a gente faz com os carros. Se você pretende virar boleiro ou boleira, antes, faça testes e confira se seu forno está assando regularmente, caso contrário, peça por assistência. Às vezes, os furinhos da saída de gás entopem e, quando isso acontece, o bolo fica mais cozido de um lado e menos de outro.

Abrir o forno durante o preparo

Quando o bolo estiver no forno, não abra a porta. Caso contrário, todo o ar quente que está trabalhando para fazer o bolo subir vai embora e entra o ar frio, perdendo o efeito do bolo.

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: