Hoje pode

Por que na receita de pão de ló não é utilizado fermento? Carole Crema explica

Segredo, segundo a chef e colunista da rádio BandNews FM, está no método de preparo: bater muito na batedeira!

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Por que na receita de pão de ló não é utilizado fermento? Carole Crema explica
Por que na receita de pão de ló não é utilizado fermento? Carole Crema explica
Envato Elements

Como eu disse para vocês, a receita do pão de ló rendeu, viu gente? Então, hoje, eu vou dar algumas respostas às várias pessoas que me escreveram sobre o preparo. 

Primeiro, a Tatiana Viana, que falou o seguinte: “Carole, eu quero fazer a sua receita de pão de ló numa forma retangular de 45 cm X 35 cm para o aniversário da minha filha. Quanto devo aumentar os ingredientes?”

Tatiana, neste caso você pode dobrar a receita do pão de ló, usando então: 

- 10 ovos
- 300 g de farinha
- 300 g de açúcar

Aí, veio a Maria Helena, e me perguntou assim: “Pera aí, eu não sou boleira especialista nem nada, mas eu estranhei, como é que na receita do pão de ló não vai fermento?” Porque, Maria Helena, na verdade, o método de preparo do pão de ló é muito importante: a gente começa batendo os ovos com o açúcar, exageradamente. A gente bate na batedeira na velocidade rápida, até que eles tripliquem de volume. Então, fica uma espuma muito, muito fofa e muito cheia de ar. Depois, só peneirar a farinha de trigo. Essas bolhas de ar, todo esse volume que os ovos com açúcar criam quando está sendo batido, já vão garantir o efeito do fermento. Funciona como se fosse a mesma coisa, então, pode confiar que vai dar certo!

E também teve a Sônia Dalboni. Primeiro, ela se declarou, muito obrigada pelo carinho, Sônia, e me pediu: “Faz o pão de ló de chocolate. ”

É muito fácil! Para aquela receitinha, então, de 5 ovos com 150 g de farinha de trigo e 150 g de açúcar, basta adicionar 2 colheres de sopa de cacau em pó. Pronto! Vira um pão de ló de chocolate.

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM: