Hoje pode

O que fazer para o bolo não solar? Confira 4 dicas da Carole Crema na hora de usar o fermento

O fermento em pó libera bolhas de ar dentro da massa, as quais fazem o bolo crescer quando aquecidas no forno; leia e ouça mais abaixo:

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

O que fazer para o bolo não solar? Confira 4 dicas da Carole Crema na hora de usar o fermento
O que fazer para o bolo não solar? Confira 4 dicas da Carole Crema na hora de usar o fermento
Envato Elements

Vamos falar um pouquinho de química, que está muito ligada à gastronomia, sabia? Se não fossem os químicos, talvez a gente não tivesse tanta coisa bacana para usar na cozinha e na confeitaria. Mas, hoje, vou falar especificamente do fermento em pó. Ele é uma combinação de componentes, incluindo uma base e um ácido, que assim que entram em contato com a massa, começam a agir, gerando uma reação exotérmica. 

Essa reação – que o fermento provoca na massa – faz com que bolhas de ar, dentro do bolo, sejam liberadas e essas, quando colocadas ao forno e aquecidas, vão expandir, fazendo o bolo crescer. É química pura, gente! 

Mas, para auxiliar nesse processo, aqui vão algumas dicas que são superimportantes: 

  1. 1. Sempre adicionar o fermento por último.
  2. 2. Sempre pré-aquecer o forno antes de colocar qualquer bolo ou produto que você esteja fazendo e que leve fermento.
  3. 3. Trabalhar sempre com agilidade e rapidez; ou seja, quando a massa estiver pronta, já tenha sua forma untada. Acabou de fazer a massa? Adicione o fermento e transfira rápido a mistura para a forma e leve rápido ao forno pré-aquecido.
  4. 4. Evitar, ao máximo, a abertura do forno durante o cozimento, porque essas bolhas de ar estão aquecendo e expandindo, e se elas levam um “golpe” de ar gelado, murcham e grudam uma na outra, solando o bolo.


E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.