Hoje pode

Peixe na air fryer fica suculento e pronto em 20 minutos com técnica de chef

Dá para ser feito no forno, mas a praticidade da fritadeira elétrica é sempre imbatível; saiba como a chef Carole Crema usa o utensílio sem perder o sabor e o líquido do alimento

Carole Crema com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Aprenda a fazer peixe suculento na airfryer
Aprenda a fazer peixe suculento na airfryer
Envato Elements

Vou passar uma receita que aprendi com a minha mãe e é uma delícia: um peixe de forno e que dá para fazer na air fryer também! Vamos lá? Ela fazia com salmão, mas vale qualquer peixinho mais alto.

Então, primeiro, como diz minha mãe, a gente dá um banho de limão — esprema uns dois ou três limões e deixe esse peixe besuntado de limão. Tire o excesso e tempere com sal e pimenta-do-reino, mas pode acrescentar uma páprica também.

Se quiser, cabe até um pouquinho de lemon pepper, fica bem gostoso. Aí o segredo é fazer uma cobertura com mel, deixar bem lambuzado. Pegue um processador e triture castanhas, amêndoas, nozes, avelã, castanha-de-caju e/ou castanha-do-pará.

Eu fiz com amêndoas e nozes porque era o que eu tinha em casa, mas você pode misturar ou usar um tipo só. Cubra a parte de cima do peixe com essas nuts e leve ao forno quente, por uns 25 minutos em 200°C.

Se for na air fryer pode deixar de 18 a 20 minutos em 170°C a 180°C. Na fritadeira elétrica, não é recomendado deixar muito forte porque ele fica cru por dentro. Então, assim que assar por dentro, ligue bem alto para ele dar aquela douradinha. Com um fio de azeite, sempre.

Pronto! Fica uma delícia, uma mistura ácida e doce porque o limão, com o mel e a textura das castanhas funciona super bem. Mãe sempre ensina, né? E não esqueça de me mandar recadinhos, pedir receitas ou dicas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais no @carolecrema.