Hoje pode

Pão de forma caseiro é feito no liquidificador; anote a receita

Quem ensina o passo a passo fácil de fazer é a chef Carole Crema, veja abaixo:

Carole Crema, com rádio BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Pão de forma caseiro é feito no liquidificador; anote a receita
Pão de forma caseiro é feito no liquidificador; anote a receita
Envato Elements

A Roseli César me escreveu pedindo duas receitas: de pão e de torta salgada. Então, Roseli, hoje eu vou passar uma e amanhã, outra. Vou ensinar aqui a receita de pão de forma caseiro feito no liquidificador, que é superlegal de fazer. Anote os ingredientes:

1 ½ xícara de leite morno
2 ovos
1 colher de sopa de açúcar
1 sachê de fermento biológico seco ativado (que a gente compra no supermercado mesmo)
2 colheres de sopa de manteiga
1 colher de café de sal
600 gramas de farinha de trigo

Coloque todos esses ingredientes no liquidificador e bata bem. Na sequência, despeje esse conteúdo em uma tigela, em que já vai estar os 600 gramas de farinha de trigo. Misture bem. 

É uma massa mole, não é uma massa muito de pão, sabe? Cubra essa massa e deixe descansando em um lugar abrigado do vento. Pode ser dentro do micro-ondas, aliás, sem ligar ele, obviamente. Deixe ali meia hora descansando.

Depois dessa meia hora, pegue uma forma de bolo inglês – esse pão vai render uma forma de uns 20 cm, 22 cm de comprimento, por 10 cm de largura, mais ou menos – e distribua a massa nela e deixe dobrar de volume de novo, dessa vez sem cobrir. 

Assim que dobrar de tamanho, pincele um pouquinho de manteiga e pode jogar gergelim, sementinha de chia ou algo para um charme. Leve para assar em forno pré-aquecido a 180°C entre 40 e 60 minutos – obviamente, o tempo vai depender do seu forno. Então, deixe assar e quando estiver douradinho, você tira.

A gente tem vontade de comer o pão assim que sai do formo, mas o ideal é desenformar e deixar ele descansar numa grade suspensa, para não criar vapor, por pelo menos 20 minutinhos. 

E você também pode mandar as suas dúvidas, perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br e nas redes sociais @carolecrema. OUÇA AS COLUNAS DA CAROLE CREMA NA BANDNEWS FM.