Negroni com catuaba: aprenda "versão brasileira" de drink que é sucesso

A chef de cozinha Carole Crema divide receita da jornalista e mixologista Néli Pereira; confira abaixo

Carole Crema, com BandNews FM

Negroni com catuaba: aprenda "versão brasileira" de drink que é sucesso
Negroni com catuaba: aprenda a fazer
Envato Elements

Quero dar uma dica muito especial para a galera que gosta de “bons drinks”: o livro da minha grande amiga, jornalista, pesquisadora de brasilidades e mixologista Néli Pereira. O livro se chama “Da Botica ao Boteco: Plantas, Garrafadas e a Coquetelaria Brasileira” (Companhia de Mesa). 

É um livro muito lindo, novo e, além de ser belíssimo e ter uma capa muito linda, ele é muito bem escrito, porque a Néli é jornalista e escreve muito bem. Então, ela fala muito sobre brasilidades. Tem uma parte que fala sobre álcool – sobre cachaça, alquimias, tônicos, etc. Fala das plantas e ervas encantadas brasileiras… Ela dá várias receitas muito legais para a gente que gosta de coisas diferentes, e sempre com esse toque maravilhoso de brasilidade que a gente adora. 

Então, vou pedir licença para minha amiga Néli Pereira e ler a receita de um drink para que vocês fiquem com vontade de comprar o livro. Vou passar a receita do que ela chama de Negroni Nativo, que é uma versão do Negroni tradicional que leva catuaba no lugar de vermute. Olha só que criativo! Resultado: um coquetel mais amargo e amadeirado. Ela achou importante colocar catuaba em um clássico para que as pessoas pudessem distinguir o sabor do ingrediente, que é o protagonista desse coquetel. 

Ela sugere 30 ml de gin, 30 ml de licor de catuaba e 25 ml de aperitivo bitter. A Néli sugere o seguinte: “Coloque tudo no mixer inglês e mexa com uma colher bailarina”. Não é para bater, está bem? Coe e sirva em um copo baixo com gelo em cubos ou aquele cubo de gelo grande que é muito chique. 

Como guarnição, ela sugere uma casquinha de laranja ou a casca de uma catuaba, que é difícil de achar. Ou, também, molhar um pouquinho do copo com água e polvilhar no açúcar com catuaba. Fica super legal! 

É uma ideia bem diferente de presente para quem gosta de drinks, ingredientes e histórias brasileiras. Esse livro é um presente que pode ser para você também, não é?!

E você também pode mandar as suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail: hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!

Mais notícias

Carregar mais