Hoje pode

Frango frito oriental: receita agridoce é deliciosa e fácil de fazer

Chef Carole Crema ensina a preparar "friturinha" à moda japonesa que é de dar água na boca

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Vamos fazer um franguinho frito à japonesa? Essa receita que eu adoro é do livro da [jornalista] Mari Hirata, que é uma brasileira que morou muitos anos no Japão. Mari é falecida, infelizmente. Uma pessoa que eu convivi muito… E ela me ensinou esse franguinho que é muito legal!

É tipo frango à passarinho, mas fica mais saboroso porque tem esses temperos orientais. Vocês vão entender! Comprem o frango cortado à passarinho, tá? Vários lugares vendem. Se não for possível, peça para que cortem em pedaços menores.

Tempere o frango ainda cru com pele, tá, gente? Se você quiser, tire a pele na hora de comer. Coloque sal, pimenta-do-reino, shoyu, um pouquinho de saquê, três dentes de alho amassadinhos, gengibre ralado e suco de meio limão. Deixe o frango marinar nessa mistura por 30 minutos para pegar o sabor. 

Na mesma tigela, coloque um ovo batido, quatro colheres de farinha de trigo e quatro colheres de amido de milho. Faça uma “papa” mesmo. Misture bem. Separe os franguinhos que estão com tempero e com a pasta. Vai ficar muito saboroso! 

Para fritar, gente, não tem milagre: frite por imersão com dois litros de óleo. Dá certo na air fryer? Dá certo, mas fica um pouco mais seco e não é tão saboroso. Aconselho que vocês façam essa receita com óleo mesmo. De vez em quando pode!

Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!