Faça defumação de alimentos em casa com escorredor de macarrão, arroz e chá

Chef Carole Crema ensina a fazer um defumador de alimentos caseiro usando papel alumínio, arroz, chá e um escorredor de macarrão; confira passo a passo:

Carole Crema, com BandNews FM

Defumação de alimentos caseira pode ser feita com escorredor de macarrão
Unsplash

Já imaginou fazer uma defumação na sua casa? Pois é, vai ficar delicioso. Claro que a casa, também, vai ficar um pouco defumada, mas vai valer a pena. Quer é gourmand, vai adorar fazer. 

A defumação é um método em que a gente faz uma fumaça cheirosa, aromatizada, com aroma especial, com o objetivo de passar esse aroma para um alimento, normalmente uma proteína, como carne vermelha e camarão. Mas, lógico, pode fazer também com legumes e no ovo já cozido.

O que você vai fazer na defumação caseira: sobrou arroz de ontem? Maravilha! Pegue esse arroz e misture com um chá. Escolha um chá com base preta, o inglês ou mate. Para cada xícara de arroz, misture com 1/3 de xícara de pó de chá. Misture bem.

Separe uma panela. Coloque papel alumínio no fundo. Aí, coloque o arroz misturado com o chá e cubra com papel alumínio com furos. Isso serve para proteger a panela, se não, vai dar trabalho para limpar. 

Aí, por cima disso, coloque um escorredor de macarrão com tampa. Com isso, você preparou um defumador. Ligue o fogo. 

Esse arroz com chá vai queimar, produzir uma fumaça e o alimento que estiver ali dentro do escorredor tampado vai ser defumado. A fumaça vai passar pelo alimento, fazendo um cozimento leve e deixando a carne com sabor de defumado. É só isso. 

Faça isso com a carne cru. Depois, obviamente, você precisa finalizar a carne. Com hambúrguer fica uma delícia! Vale fazer a defumação por uns 5 minutos, 7 minutos. Deixe esfriar e finalize na chapa. 

Vai ficar um pouco de defumado na sua cozinha, mas nada que janelas bem abertas não resolvam! 

E não se esqueça que você pode mandar as suas dúvidas, sugerir receitas pra eu falar por aqui sempre pelo hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais no @carolecrema.

Mais notícias