Dicas

Como diminuir a fumaça da churrasqueira? 3 dicas de especialista

Stefani Sousa

Como diminuir a fumaça da churrasqueira? 3 dicas de especialista
Como diminuir a fumaça da churrasqueira? 3 dicas de especialista
Unsplash

Fazer churrasco em casa pode ser desanimador quando paramos para refletir sobre a quantidade de fumaça que sai da churrasqueira. Além de deixar o ambiente carregado, o cheiro fica nas roupas e causa mal estar. Na reprise de Pesadelo na Cozinha, no episódio exibido na última terça, 2, a churrasqueira da hamburgueria Hero’s Burger fez tanta fumaça que um funcionário teve que parar no hospital com uma crise de asma. Ao Portal da Band, Helô Palácio, assadora especialista em gastronomia de brasa, dá três dicas para evitar situações assim. Anote:

1. Substitua o carvão por briquete 
Uma espécie de carvão ecológico, o briquete é uma mistura compactada de amido com sobras que resultam do processo de fabricação do carvão convencional. Na churrasqueira, ele consegue manter bons níveis de calor, temperatura e braseiro fazendo pouca fumaça. A primeira queima ainda pode render um pouco de vapor das chamas, mas, quando estabilizada, a emissão é baixíssima. 

2- Dê uma chance à grelha de canaleta 
Geralmente, o que faz com que a churrasqueira emane muita fumaça é o contato da gordura da carne com a grelha e o fogo. O segredo, para evitar este tipo de situação, é usar uma grelha canaleta (também conhecida como argentina), que recolhe o máximo de gordura possível e evita o contato.

3- Saiba usar lenha da forma correta  
Uma lenha sozinha faz fumaça e não pega fogo, mas, se você usar várias lenhas juntas, uma em contato com a outra, é possível obter um fogo potente e pouca fumaça. O uso da lenha sozinha é indicado somente para defumar e dar sabor a carne. Fique de olho!