Batata gratinada é fácil e tem pinta de prato sofisticado; aprenda

Sozinha ou acompanhada, a batata gratinada brilha na mesa do almoço e pode ser feita num refratário só; veja receita da Carola Crema

Carole Crema, com BandNews FM

Batata gratinada é prato simples, mas com ar de sofisticação
Envato Elements

Vamos fazer uma batata gratinada com alho-poró bem gostoso? Com queijo emmental para ficar com uma cara, assim, bem chique — e meio francesa! 

É o seguinte: para quatro pessoas, você vai comprar uns quatro alho-poró, e a gente só usa aquela parte branca, tá? Que é do meio para baixo, corta ela em rodelinhas. E aí você vai dar uma boa fritada com uma colher de sopa de manteiga e uma colher de sopa de azeite.

Deixa ele dar uma amolecida com sal e pimenta do reino. Pode colocar até um pouquinho de páprica que eu adoro na batata, acho que combina. Deu aquela amolecidinha, desliga. 

Aí você vai juntar uns quatro dentes de alho amassados já no preparo. Corta em rodelinhas finas uma meia dúzia de batatas. Eu faço com casca e tudo, tá, gente? Facilita. Aí você vai montar essa mistura. 

Então, põe uma camada de batatas, cobre com um pouco do alho-poró e batata. Depois que arrumou tudo isso no refratário, você vai fazer o seguinte: bate um ovo, uma gema, meia xícara de creme de leite, uma xícara de leite, sal e pimenta. 

Cobre a mistura com esse líquido, põe o queijo emmental por cima e leva ao forno para gratinar, deve demorar 40-50 minutos porque eu preciso de duas coisas acontecendo: primeiro, que a batata cozinhe e depois que ela fique bem douradinha em cima.

Então, deixa no forno, quando ver que ela já amoleceu, se ainda não tiver dourada, bota no forno mais alto pra dourar e pronto!

É muito gostosa e não esqueça que você pode me ajudar a preparar essa coluna mandando dúvidas e receitas que você quer aprender pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou nas redes sociais: @carolecrema.

Mais notícias