Bora fazer uma galinhada? Gente, galinhada é tudo. Eu sei que o pessoal de Minas Gerais faz, Goiânia faz... a receita é famosa no Sudeste, né? Se eu estiver errada, pode me mandar um e-mail me questionando. Independentemente do local, a receita muito legal porque é um prato único – o que eu amo.
Vou dar a receita aqui de uma galinhada que serve entre cinco e seis pessoas. Também não é uma receita que dá para fazer muito pouco, porque vai um pedaço de frango inteiro.
Tradicionalmente, você vai pegar um frango inteiro e cortar em pedaços. Eu gosto de comprar a versão à passarinho. Peça no açougue para cortar para você em pedaços pequenos, mas, contemplando o frango inteiro.
Em uma panela grande, de fundo largo, aqueça duas colheres de sopa de óleo e frite o frango. Tempere com sal e pimenta-do-reino a gosto. Frite bem, até dourar. Isso é o que vai formar aquela “borra” no fundo da panela, que a gente ama, sabe?
Frango dourado, retire da panela. Na mesma, coloque mais um fio de óleo e refogue uma ou duas cebolas (dependendo do tamanho), além de três dentes de alho, uma colher de sopa de cúrcuma e duas xícaras de chá de arroz. Frite bem. Volte o frango à panela e adicione uma lata de milho verde e cinco xícaras de água fervendo – se for possível, opte por caldo de galinha. Por fim, adicione duas cenouras raladas, três tomates cortados em cubos e um maço de cheiro-verde. Se você gosta, pode finalizar com uma pimenta-dedo-de-moça – eu gosto muito.
Assim que ferver, abaixe o fogo e cozinhe durante meia hora. Quando estiver bem cozido e o arroz sequinho, leve a panela para a mesa e sirva. Eu gosto de servir com batata palha, acho que tem tudo a ver.
Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!