Coloque um quilo de batata (já descascada e descascada) para cozinhar com sal — lembre-se que as batatas sempre deve estar na panela desde o início, com a água fri, senão fica "encaroçada".
Cozinhe também cinco ovos por cinco minutos, a partir da água fervendo. Queremos a gema ainda um pouco mole! Tire a casca, pode ser direto com a faca, interrompendo o cozimento. E separe as claras que elas também serão utilizadas!
Com essas gemas, misture três colheres de mostarda de dijon, uma colher de vinagre, sal e alcaparra picadinha. Eu coloco dez alcaparras e cinco colheres de azeite, tá bom? Mexa bem e isso vai virar uma espécie de tempero cremoso.
Quando a batata ficar pronta, você escorre a água, amassa ela com o espremedor ou com o garfo mesmo. Mistura bem esse tempero. Se quiser adicionar cebola roxa cortada bem fininha, esse é o momento.
Fica a dica: deixe as fatias da cebola na água gelada para tirar um pouco de ardência e ela combinar ainda mais com a sua receita.
Por fim, coloque a batata amassada grosseiramente, a cebola, o tempero que fizemos bastante salsinha e pronto. Vai ficar uma delícia! Deixe gelar e você pode até fazer na véspera do churrasco ou do dia que você for comer que ela fica ainda mais gostosa.
Você também pode mandar suas perguntas ou pedir receitas pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br; nas redes sociais, @carolecrema. Participe!