Estava em Fortaleza e passei no mercado de peixe, ali em Mucuripe, que é o máximo, e comprei um quilo de carne de caranguejo. Aí fiz o seguinte: amassei cinco dentes de alho, coloquei em uma frigideira grandona e totalmente fria com azeite.
Deixei o aquecendo bem devagarzinho junto com azeite até começar a pegar uma cor; nesse momento, eu coloquei duas cebolas batidas no processador, mas você também pode usar a cebola raladinha. Refoguei tudo muito bem com mais um fio de azeite.
Aí quando eu já tinha esse refogado de cebola e alho prontos, joguei a carne do caranguejo. Ela dá uma fritadinha junto, mas é só por uns 10 minutinhos. Percebeu que a carne mudou de cor? Joga uma xícara de vinho branco.
Dexa secar e acrescenta dois pimentões: um vermelho e um amarelo. Adiciona mais quatro tomates batidos no liquidificador e mistura bastante salsinha, cebolinha e um pouco de coentro. Agora, coloca dois vidros de leite de coco e pronto!
Gente, ficou gente delicioso. É muito fácil de fazer, rápido e fica maravilhoso. Comi junto com um arroz e uma farofinha que fiz no azeite de dendê — farinha de mandioca com um pouquinho de azeite tradicional e o dendê.
Faça e não se esqueça de falar comigo aqui pelo e-mail hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais: @carolecrema. Participe!