Hoje pode

Suflê de queijo da Carole Crema é prático, fácil e delicioso

Chef Carole Crema ensina receita super fácil para aqueles dias mais frios; confira

Carole Crema, com BandNews FM

Carole Crema

Dicas gastronômicas simples, do dia-a-dia, sem complicação, que todo mundo pode colocar em prática estão na coluna da chef, que é formada pela Thames Valley University e The Moisimann Academy, ambos em Londres, e pelo instituto La Cultura Alimentari, em Milão.

Suflê de queijo é opção prática para o almoço ou janta
Suflê de queijo é opção prática para o almoço ou janta
Envato Elements

Vamos fazer uns suflezinho de queijo bem gostoso, facinho pro final de semana, assim, pra você servir com um bife gostoso e fácil. Suflê de casa, tá gente? Não é aquele suflê que vai subir as alturas, mas é delicioso.

O segredo desse suflê é o queijo. Você vai comprar um pedaço de queijo, um queijo francês que tem uma leve picância. Ele dá um sabor bem especial, então ele que vai ser o grande diferencial do suflê aí dessa vez.

Você vai fazer o seguinte: pra pra fazer um suflê pra umas quatro pessoas, cê vai pegar uma xícara de leite, vai nesse leite colocar uma colher de sopa de manteiga e duas colheres de sopa de farinha de trigo, mistura, leva pra uma panelinha e vai cozinhar mexendo até ferver e engrossa, quando engrossar, você desliga, vai colocar um pouquinho de noz moscada, sal e pimenta do reino. Maravilha?

Ótimo. Isso feito, deixa esfriar. Aí você vai ralar uma meia xícara, que são umas 500gramas, vai de parmesão e 150g de claras e gemas separadas. Maravilha? Então você vai pegar aquele creminho branco maravilhoso que você fez na panela depois de frio, vai misturar as quatro gemas e os queijos. 

À parte, você bate as quatro claras, mistura um no outro, vai colocar num refratário untado, no forno pré-aquecido. O legal é você começar com o forno mais quente. Eu começo com o forno aos 210°, pra ele dar aquela primeira suflada, literalmente.

Assim que ver que ele deu uma crescida e começou a pegar cor, abaixa pra 170, 180° e cozinha até ele ficar firme. O segredo do suflê é cozinhar até que ele esteja bem firminho, pra ele não murchar demais na hora que você tira gente, vai murchar, não tem muito segredo. 

Sai do forno bonitão, puf, dá uma caidinha, tá? Mas se ele tiver bem assado, ele cai menos. E não se esqueça que você pode mandar as suas dúvidas, sugerir receitas pra eu falar por aqui sempre pelo email hojepode@bandnewsfm.com.br ou pelas redes sociais no @carolecrema.