![Você está comendo molho tingido no lugar de wasabi e não sabia](https://img.band.uol.com.br/image/2025/02/11/o-legitimo-wasabi-163211_800x450.webp)
Aquela pasta verde servida nos restaurantes asiáticos não é wasabi. A revelação dói, mas, de acordo com os raríssimos produtores especializados do "verdadeiro wasabi", aqueles tubinhos dos estabelecimentos são apenas um creme tingido.
O que consumimos como wasabi, na verdade, é apenas uma massa de raiz forte, ou mostarda, com adição de muitos corantes e estabilizantes que imitam a picância da legítima iguaria.
Quem evidenciou a notícia foi o TasteAtlas, que fez um post polêmico nesta semana. "O verdadeiro wasabi é incrivelmente raro e difícil de cultivar, exigindo condições específicas de água limpa, fria e corrente", escreveu o guia gastronômico.
Por conta da sua natureza delicada, eles explicam, o wasabi verdadeiro perde seu calor característico poucos minutos depois de ser ralado, o que o torna um luxo até mesmo no Japão.
Ou seja, se não for caro, não é wasabi de verdade — e mesmo que tenha um preço exorbitante, ainda não significa que seja real. Então, se você valoriza a verdadeira experiência, aposte em restaurantes renomados, combinado?