Sabe aquele empanado crocante e sequinho que a gente come nos restaurantes? Com essas indicações de farinha (e truque culinário!) do chef Dudu Mesquita, você vai fazer um empanamento tão gostoso quanto o de fora de casa. Dá uma olhada!
Como fazer um empanamento perfeito?
Pode até parecer uma tarefa complicada, mas um empanado crocante é muito mais simples do que você está pensando! Seguindo as dicas do Dudu, a primeira coisa é separar sua “estação de empanamento": farinha de trigo, ovo e a farinha da sua escolha — e lembre-se de temperar esses dois primeiros ingredientes com sal e pimenta do reino.
A melhor farinha para empanamento
Agora, vamos à escolha das farinhas de empanamento. O Dudu explica que existem cinco opções maravilhosas para essa tarefa: panko, a clássica farinha de rosca, corn flakes, parmesão e quinoa, para quem quer uma versão mais saudável do empanado.
A panko, como você já deve saber, é uma farinha japonesa, de flocagem mais grossa, que deixa o empanado super hiper mega crocante. É o caso também do corn flakes, ou floco de milho, que a gente costuma comer com leite no café da manhã. Dê uma amassadinha e empane seu peixe, frango ou carne, é delicioso!
E para quem ama um empanado crocante mais levinho, o parmesão é uma excelente alternativa, com muito sabor e potência. Aliás, é quase sempre a primeira escolha do Dudu! “Sou alucinado e é o mesmo processo, farinha, ovo e parmesão", conta o chef.
E se eu não quiser fritar por imersão?
Se a proteína for super fininha, como um filé de frango “amassadinho” com o martelo, você até pode fritar com um ou dois dedos de gordura, sempre regando, claro, para que ela cozinhe por inteiro. Porém, a air fryer e o forno também podem te ajudar nessa missão!
A única dica do Dudu Mesquita para esses casos, é adicionar um pouco de azeite por cima do empanado para dar cor e sabor para o seu prato, combinado?