É saudável comer carne de porco? A nutróloga Raquel Bezerra de Menezes revela, no Melhor da Tarde, se o alimento é “herói” ou “vilão”. Assista ao vídeo acima!
“Consumir carne de porco é interessante para quem quer ganhar massa muscular porque ela ajuda nessa construção”, explica a médica.
Carne de porco não é ruim
Muitas pessoas têm medo de consumir carne de porco por conta do risco de contaminação. Entretanto, não há o que temer: carnes de procedência segura passam por fiscalizações rigorosas e chegam à nossa mesa prontas para consumo. Para garantir a saúde de sua família, a recomendação da médica é de consumi-la bem cozida.
“Antigamente, a gente não sabia a procedência da carne, né? Onde o porco era criado, o que comia, se era higienizado… Mas uma carne de porco bem higienizada traz benefícios, sim. A carne suína não é ruim. Ela deve ser, sim, consumida, mas a gente precisa saber a procedência a carne de porco”, diz a nutróloga. “É interessante consumir essa carne bem cozida. A gente sabe que tem fiscalização e higienização, mas é importante tomar cuidado”, completa.
Quais tipos de doença a carne de porco malfeita pode causar?
A nutróloga Raquel Bezerra de Menezes faz alerta para quem gosta de cortes suínos. “A carne de porco pode, principalmente, conter larvas que vão para a nossa parte intestinal. Isso pode causar problemas, como distensão abdominal e doenças gastrointestinais. A pessoa pode se queixar de fezes, dores abdominais, náusea, vômito etc. Então, é preciso ter cuidado para não consumir carnes contaminadas.”