Se você sofre de constipação, fica o alerta: existem alimentos que prendem o intestino e eles podem fazer parte da sua dieta.
O Band Receitas conversou com o Dr. André Augusto Pinto, cirurgião geral e cirurgião bariátrico da Clínica Gastro ABC, para descobrir o que evitar quando o relógio anda atrasado! Confira abaixo:
7 alimentos que prendem o intestino:
A maçã, principalmente cozida e sem casca, é um dos alimentos que prendem o intestino já que essa versão apresenta uma baixa concentração de fibra.
A banana é uma fruta nutritiva e versátil, fonte de carboidratos, fibras, potássio, vitaminas e antioxidantes, mas se você sofre constipação, a dica é evitar a prata e a maçã, combinado?
Farinhas brancas
Um dos alimentos que prendem o intestino e (quase) todo mundo sabe é a farinha branca. Isso porque durante seu refinamento ela perde cerca de 80% das fibras, que são necessárias para uma boa digestão, causando gases, flatulência e prisão de ventre.
Pão branco e torradas
Assim como bolachas, torradas e biscoitos, o pão branco tem muita farinha branca em sua composição e, por isso, é um dos alimentos que prendem o intestino.
Por mais que o macarrão contenha fibra, ele também é rico em carboidratos que podem se acumular no intestino e causar prisão de ventre. Esse item é um alerta vermelho, mas você não precisa descartá-lo totalmente da sua dieta, apenas tomar cuidado!
Esse tubérculo tem o seu lugar na lista de alimentos que prendem o intestino, assim como a mandioca. Apesar de possuir grande quantidade de água, a batata sem casca é muito pobre em fibras, o que desmotiva o intestino a funcionar regularmente.
O problema da jabuticaba está no caroço, já que sua casca é tão rica em fibras que se torna um laxante. Então, se você sofre de constipação, não consuma a fruta em excesso!
Aposto que você não sabia que esse é um dos alimentos que prendem o intestino! Assim como outros vegetais, a cenoura tanto prende o intestino, como também solta, dependendo muito da forma que ela for consumida – prefira in natura se você sofre de prisão de ventre.
Para evitar a constipação intestinal, a mudança de hábitos alimentares e de vida, trocando farinhas brancas por farinhas integrais, que contenham mais fibras, por exemplo, é superimportante. Procure consumir pão integral, macarrão integral, bolachas integrais, etc.
Além disso, fundamental é a ingestão de líquidos, de 2 litros a 3 litros por dia, e evitar o sedentarismo, realizando atividades físicas, se possível, diariamente.
Importante: caso haja mudanças em seu hábito intestinal normal, como o intestino muito preso, dor nas evacuações, fezes afiladas ou até muco e/ou sangue, procure imediatamente orientação médica especializada, se consultando com um gastroenterologista, proctologista, cirurgião geral ou cirurgião do aparelho digestivo. Se os sintomas forem muito agudos ou intensos, procure o pronto-socorro.